Adoções revitalizam Floripa
12/12/2007
Bandeira Azul
12/12/2007

II Oficina de Desenho Urbano

ArquitetosA II Oficina de Desenho Urbano provou que boas iniciativas têm acolhida na cidade. Durante mais de um mês, cerca de cem arquitetos, de diferentes gerações – incluindo os mais renomados da cidade e também os estudantes – estiveram reunidos, trabalhando em projetos sob o tema "Resgate da Orla – Floripa de Frente pro Mar". Foram noites de semana e dias de sábado e domingo trabalhando voluntariamente para apontar soluções de acesso da população à borda d´água - a pé, de bicicleta e cadeira de rodas.Leia mais.

ArquitetosRetrospectiva 2007: A II Oficina de Desenho Urbano provou que boas iniciativas têm acolhida na cidade. Durante mais de um mês, cerca de cem arquitetos, de diferentes gerações – incluindo os mais renomados da cidade e também os estudantes – estiveram reunidos, trabalhando em projetos sob o tema “Resgate da Orla – Floripa de Frente pro Mar”.

Foram noites de semana e dias de sábado e domingo trabalhando voluntariamente para apontar soluções de acesso da população à borda d´água – a pé, de bicicleta e cadeira de rodas. No início de novembro os participantes se reuniram para socializar as conclusões obtidas pelos oito grupos de arquitetos – cada um responsável por um segmento da orla. Para cada trecho foram apontadas diferentes soluções, mas todas com algumas características em comum: respeito aos limites naturais da Ilha; necessidade de planejar junto com as comunidades; necessidade de mais acessos para pedestres e bicicletas; criação de vias alternativas para o trânsito de veículos e preocupação em evitar a segregação urbana.

As próximas tarefas incluem grupos de estudo para afinar os temas que não foram consenso entre os arquitetos, também por meio de um fórum virtual. Além disso, os participantes devem buscar a opinião de profissionais de outras áreas, para garantir a interdisciplinaridade dos projetos, que serão apresentados ao núcleo gestor do Plano Diretor de Florianópolis, em data a confirmar. O IAB/SC deverá criar núcleos distritais nos distritos para iniciar outras oficinas. Já existe pedido da comunidade do Ribeirão da Ilha para que se inicie um trabalho naquela comunidade.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *