De Florianópolis a Bali
18/12/2007
Parque do Tabuleiro aberto das 13 horas às 19 horas
19/12/2007

Casan alerta para risco de corte de água

A Casan descarta a possibilidade de fazer racionamento de água em Florianópolis durante a temporada de verão, mas adverte que, sem o uso racional e economia, poderá haver falta de água, especialmente no Norte da Ilha.

O presidente da estatal, Walmor de Luca, disse que o sistema de produção e distribuição não tem como atender a um aumento de 30% na quantidade de turistas.

A solução para evitar problemas de abastecimento estaria na diminuição dos gastos em 15%, o que dependeria da fiscalização contra os chamados usos não nobres (lavar carros ou calçadas e molhar grama) com água corrente, e da educação, que só tem efeito a longo prazo.

Então, se a população adicional da Ilha, ao mesmo tempo, chegar a 300 mil pessoas, vai faltar água.

A população da Ilha, de acordo com a Casan, é de 416.799 pessoas, que gastam 83 milhões de litros de água, por dia. A produção da Casan excede esse número em 20 milhões de litros.

– Falam em 320 mil turistas. Se isso acontecer, o déficit será de 46 milhões de litros por dia – alertou.

Ele reúne-se, hoje à tarde, com a prefeitura e empresários do setor turístico a fim de tomar medidas preventivas e garantir que, pelo menos a rede hoteleira não sofra com eventuais falhas de abastecimento para não prejudicar a imagem da cidade junto aos turistas. Para isso, pretende saber qual a capacidade de armazenamento que os hotéis da Ilha têm em reservatórios. Vai, também, solicitar que a Casan receba poderes para aplicar multas em caso de uso abusivo.

– Chuveiro na praia, por exemplo, é um gasto enorme, um luxo a que não podemos nos dar no momento – afirmou.

Número de turistas deve aumentar 15%

A Secretaria de Turismo espera que o número de turistas da temporada, calculado de 1º de dezembro a 23 de março, chegue a 1,6 milhão de pessoas, número 15% superior ao registrado no verão passado, quando a estrutura mostrou-se suficiente para garantir o abastecimento.

No período, disse o presidente, foram feitas 183 reclamações de falta de água, número considerado pequeno. E a maior parte dessas ocasionada por problemas internos de cada residência, pousada ou hotel, como esquecimento de registros fechados.

(DC, 18/12/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *