Praias estão sumindo no Norte da Ilha
12/11/2007
Plano Diretor Participativo
12/11/2007

Florianópolis recebe o XII Congresso Latino-Americano de Óleos e Gorduras

Será realizado de 12 a 14 de novembro, em Florianópolis, no Centrosul, o Congresso Latino-Americano de Óleos e Gorduras, que reunirá pesquisadores, técnicos, empresários, estudantes e empresas ligadas ao assunto.

O evento é realizado a cada dois anos em um país da América Latina. Este ano o Congresso terá dois eixos centrais de discussão, o biodiesel e a questão da nutrição/saúde e alimentos funcionais. Apesar de ser um evento técnico, abordará assuntos de interesse à população, como a reutilização os óleos utilizados nas cozinhas, os efeitos e benefícios das gorduras na alimentação, entre outros.

O Congresso é organizado pela Sociedade Brasileira de Óleos e Gorduras (SBOG) e a Seção Latino-americana da American Oil Chemists’ Society (LA-AOCS). A SBOG fundada em 1993, na cidade de Campinas, SP, uma sociedade, de caráter científico-tecnológico e cultural, sem fins lucrativos, atualmente sediada na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

A SBOG tem como principais atividades a realização de reuniões, jornadas, congressos, simpósios, destinados ao ensino, intercâmbio e difusão de conhecimentos e pesquisa na área de óleos, gorduras e derivados. Tem colaborado com os Ministérios da Saúde (através de sua representação junto a ANVISA) e da Agricultura (MAPA) na elaboração e/ou revisão de regulamentos técnicos de padrões de qualidade e identidade para os óleos e gorduras vegetais.

Atualmente, na diretoria da SBOG, duas professoras da Universidade Federal de Santa Catarina, a Profa. Dra. Jane Mara Block, na presidência e, a professora Dra. Roseane Fett, vice-tesoureira, ambas do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos do Centro de Ciências Agrárias.

No evento estarão presentes palestrantes da América Latina, norte-americanos e europeus. Entre eles os pesquisadores, Alejandro Marangoni (Canadá), Mercedes Panizzi (Brasil), Carmen Dobarganes (Espanha), Alfonso Valenzuela (Chile), Jane Mara Block (UFSC-Brasil) e Daniel Barrera-Arellano (UNICAMP-Brasil), que foi o primeiro presidente da SBOG e desde sua fundação em 1993, têm atuado ativamente na Sociedade. Além das palestras serão realizados workshops e mesas redondas sobre óleos, gorduras e seus derivados.

Será montada também uma Exposição, a maior da América Latina na área de óleos e gorduras, onde estarão expostas as últimas novidades e tendências da área, assim como será disponibilizada uma área para que os interessados possam estabelecer contatos, trocas de experiências e gerar negócios.

O Congresso Latino-Americano de Óleos e Gorduras contará com mais de 60 palestras, a exposição de 150 pôsteres e 15 comunicações orais, selecionados pela comissão científica.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas através do site www.oleosegorduras.org.br/xiicongresso . Estudantes, professores e pesquisadores de universidades e institutos de pesquisa têm descontos especiais. A expectativa dos organizadores é reunir 600 participantes no congresso e outros 400 na feira diariamente.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-6028.

(Adriana Laffin, Agecom, 09/11/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

3 Comentários

  1. Alceu disse:

    Evento com odilho manezinho da ilha
    Cara do verao da RBS TV

  2. Alceu Ramos disse:

    Gostaria de estar fazendo parceria nesse evento tão importante
    (048) – 84274928
    Odilho digo, Alceu Ramos

  3. Alceu Ramos disse:

    História do Odilho

    O personagem Odilho é a cultura viva do manézinho da Ilha. Com seus hábitos, crendices, amor à natureza e a tudo o que Florianópolis oferece. Mesmo com o surgimento da tecnologia, dos prédios e com o crescimento desenfreado da cidade ele prefere o fogão à lenha às microondas, o “raidinho” a pilha ao home-theater. Acredita fielmente nas benzeduras e bruxarias. Odilho é um retrato fiel da cultura da Ilha, que surgiu na década de oitenta, realizando apresentações desde então. Seus shows são repletos de muita irreverência e humor, sempre com interação com o público e adaptando textos ao tema proposto.

    O manezinho é interpretado pelo ator Alceu Ramos Conceição, filho e neto de moradores da Ilha. Além de shows, eventos e voluntariado o personagem teve participação recente no Jornal do Almoço, da RBSTV, onde venceu o quadro Cara do Verão. (em anexo DVD com trabalho exibido entre dezembro de 2007 e maio de 2008).

    Odilho é contemporâneo, aceitas as mudanças na tecnologia, a evolução industrial, desde que preservada a identidade do ilhéu. Ele aceita conviver com a modernidade, mas sem perder de vista sua raiz. Tem personalidade forte, sem papas na língua, conhece as coisas da atualidade, ama e defende com intensidade a cultura açoriana. Seu principal objetivo é manter religiosidade, gastronomia e folclore do povo que colonizou Florianópolis há quase trezentos anos.

    O personagem Odilho veio com a missão de conscientizar a sociedade em geral, com a intenção de preservar e manter a cultura Açoriana.
    Nasceu de uma inspiração muito forte, como se fosse uma corporação , um relâmpago, já com uma história pronta, com família, amigos e causos. Tem personalidade forte, sem papas na língua, conhece as coisas da atualidade, ama e defende com intensidade a cultura Açoriana. Odilho é contemporâneo, aceitas mudanças tecnológicas, as influências culturais, desde que não interfira na essência e na identidade dessa cultura, ou seja, sem perder de vista sua raiz
    .

    Nossa Cultura é nossa Identidade

    CONTATOS PARA APRESENTAÇÕES: (48) 8427-4928 ou 3035-4928
    odilhoconceicao@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *