Capital faz seminário sobre bioenergia
05/11/2007
CentroSul é Top de Turismo
05/11/2007

Exposição e Ciclo de Palestras Projeto Maquiné BioAtivo

O Projeto Maquiné BioAtivo promove exposição e ciclo de palestras em Porto Alegre, de 21/09 a 02/10, no Shopping Bourbon Country.

O objetivo da exposição é difundir o trabalho de cultivo orgânico de ervas medicinais, a fabricação de produtos voltados ao mercado de educação ambiental e bem-estar, e as ações de reflorestamento no município de Maquiné que contribuem para a preservação dos 2,70% restantes da Mata Atlântica do Rio Grande do Sul e geram oportunidades de trabalho e renda local de forma sustentável. O ciclo de palestras abordará o panorama da produção orgânica de ervas medicinais no Mercosul e a realidade do reflorestamento no Rio Grande do Sul.

Os patrocinadores dos eventos são:

Banrisul, BRDE, Fritz & Frida, Herbarium Laboratório Botânico e Sistema de Saúde Mãe de Deus.

O Projeto Maquiné BioAtivo é uma iniciativa da empresa gaúcha HBA – Agroindústria e Distribuidora de Produtos Orgânicos e Aromáticos, em execução desde dezembro de 2005 no município de Maquiné (RS), e que abrange a organização cooperativada de agricultores visando o cultivo de ervas medicinais orgânicas, o reflorestamento de áreas desmatadas e o desenvolvimento e a fabricação de produtos segundo as normas da Ecocert – Certificadora Internacional de Produtos Orgânicos, parceira do Projeto. São também parceiros a Fepagro – Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária e a Prefeitura de Maquiné.

“Para implementar o Projeto, foi criada a Coombio – Cooperativa de Mulheres BioAtivas, grupo de 27 mulheres que vive na cidade de Maquiné, na região da Mata Atlântica, numa localidade denominada Linha da Solidão”, informa a organizadora do projeto, Danielle Daniel, diretora da HBA. “Devido à dificuldade para encontrar trabalho na região, o grupo de mulheres vivia anteriormente da exploração de plantas e animais da Mata Atlântica comprados por exploradores e vendidos ilegalmente. Hoje, integrando o Projeto Maquiné BioAtivo, estão conquistando uma nova alternativa sustentável para a geração de renda e, mediante o reflorestamento de áreas desmatadas, contribuem para a preservação ambiental dos 2,70 % restantes da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul”, complementa Danielle.

Segundo a diretora da HBA, a Linha da Solidão é uma localidade ainda rústica, onde o acesso se dá por um caminho cheio de pedras e terra batida. Pela ação voluntária das mulheres da comunidade, foi ali construída uma pequena farmácia caseira para manipular artesanalmente ervas medicinais e fabricar pomadas e tinturas conforme os ensinamentos ancestrais repassados pelas avós das atuais mulheres residentes. As avós, por sua vez, relataram terem aprendido suas fórmulas com os índios Mbyá-Guaranis e também com descendentes quilombolas que ainda vivem na região.

A HBA concebeu e coordena o Projeto Maquiné BioAtivo, com o apoio da Coombio, contando com a parceria tecnológica da Fepagro para o desenvolvimento de pesquisas técnicas e científicas que objetivam a melhoria do manejo no cultivo orgânico de plantas medicinais e, também, a elaboração de um Manual Regional para este tipo de cultivo. Também integra o Projeto a Prefeitura Municipal de Maquine, que coloca à disposição do mesmo um técnico e uma bióloga para assessorar o desenvolvimento do trabalho. Já o Gabinete de Design da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) presta assessoria no desenvolvimento de projetos para produtos ambientalmente responsáveis.

Mostra Verde e Ciclo de palestras Cultura Verde

A Exposição Maquiné BioAtivo, também denominada “Mostra Verde”, está programada para 21/09 a 2/10 no Átrio do Shopping Bourbon Country, em Porto Alegre, tendo seu início em pleno Dia da Árvore. Será aberta ao público e tem por objetivo expor, gráfica e fotograficamente, a realidade do município de Maquiné, além de divulgar os objetivos e as ações do Projeto Maquiné BioAtivo. Serão 21 painéis impressos, de 1,00m x 1,20m, além de uma área preparada para que o visitante sinta-se ambientado na Mata Atlântica gaúcha. ncia de oa da Semin Verde, mbioShopping Bourbon Country, em Porto Alegre, serentAs imagens de Maquiné foram gentilmente cedidas pela Secretaria do Meio Ambiente do Município e pela SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente do RS. O evento está sendo neutralizado pela Parceria Verde Carbono Neutro, a primeira organização gaúcha a plantar árvores como resultado de projetos de neutralização de carbono no Rio Grande do Sul.

Já o Ciclo de Palestras Cultura Verde será realizado no Auditório da Livraria Cultura, também no Shopping Bourbon Country, e prevê as seguintes palestras: “Educação para a Sustentabilidade”, Monique Revillion Dinato, Consultora da Junior Achievement Brasil; “Manejo e conservação de espécies florestais nativas e exóticas”, Maria Helena Fermino, Pesquisadora da Fepagro; “Projeto de Conservação da Mata Atlântica no Rio Grande do Sul”, Vera Lucia Lopes Pitoni, Gerente Executiva do Projeto Conservação da Mata Atlântica no RS, da SEMA; “Cadeias de Medicinais no Mercosul”, Fátima Brandalise, do Plamsur, Programa do Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura – FIDA/ONU; “A Integração Produtor de Plantas Medicinais & Indústria na Produção de Fitoterápicos”, Laerte Dall’Agnol, Gerente da Qualidade Herbarium Laboratório Botânico; e “Cultivo Orgânico de Medicinais”, Alexandre Schuch de Oliveira, da Ecocert.

Paralelamente à Mostra e ao Ciclo de Palestras, o Grupo Bourbon realizará uma promoção para premiar as seis melhores frases sobre a preservação da Mata Atlântica Gaúcha com um final de semana em pousadas da cidade de Maquiné, com direito à estadia e visita ecológica à região. O objetivo é propiciar meios de a comunidade urbana aproximar-se do convívio com a natureza e conhecer novas alternativas para contribuir com a sustentabilidade do Planeta.

(Ass. Projeto Maquiné BioAtivo, 05/11/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Olá, sou fabricante de sabonetes vegetais aqui no interior Paulista,não geramos nenhum tipo de resídus nem afluentes, apesar de ter-mos todas as autorizações dos órgãos competentes,fazemos de nossa fabricação uma arte em produzir sabonetes e cosméticos totalmente vegetal e natural. Livre de corantes e conservantes artificiais. Nossas embalagens são ecologicamente corretas … procuramos revendedoras e representantes em todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *