Jardim botânico
01/11/2007
Agenda da Ong: 05 a 11 de novembro
01/11/2007

Capital terá ônibus extras no feriadão

Os usuários do transporte coletivo de Florianópolis que quiserem aproveitar o feriadão de Finados para ir às praias da região ou visitar os cemitérios podem ficar tranqüilos quanto ao deslocamento na cidade. A Secretaria de Transportes e Terminais da Capital (SMTT) autorizou, na terça-feira, uma ordem de serviço para a utilização de ônibus extras de sexta-feira a domingo desta semana, conforme a demanda de passageiros nos terminais.

Segundo o chefe da Divisão de Pesquisa e Projetos da SMTT, Dárcio Gustavo Correia Filho, os ônibus extras só sairão dos terminais se o fluxo de passageiros estiver muito intenso, por isso, não haverá horários fixos para as saídas e chegadas deles aos pontos. “Não adianta colocarmos apenas ônibus para aumentar os congestionamentos, se a previsão de movimento não se confirmar”, explicou.

Na sexta-feira, dia 2 de novembro- feriado nacional de Finados-, para atender ao grande número de passageiros que devem ir para o cemitério São Francisco de Assis, no Itacorubi, a linha 165-Itacorubi terá linhas extras durante todo o dia. Os veículos serão identificados com o termo “cemitério” impresso no pára-brisas para facilitar a visualização dos usuários.

A SMTT estabeleceu ainda o quadro de horários para o feriado e final de semana. No dia 2, o sistema terá o mesmo horário dos domingos, acrescido de viagens extras conforme a demanda, principalmente nas linhas que atendem os cemitérios e as praias da Ilha.

No dia 3, inicialmente os horários serão os mesmo já praticados nos sábados. No dia 4, o transporte funcionará com os horários de domingos e feriados. “Como devemos ter grande fluxo de pessoas nas praias e nos cemitérios, vamos estar preparados com mais ônibus”, garantiu Dárcio Gustavo.

Hotéis estão otimistas com a taxa de ocupação

O feriado desta semana deve dar uma prévia da movimentação da temporada na Capital. A expectativa do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis é registrar taxa de ocupação na ordem de 70% entre sexta-feira e domingo. O mês de outubro também fecha com bons índices, passando dos 50% de ocupação.

Em outubro do ano passado, a ocupação média nos hotéis da cidade foi de 47,7%. O maior índice foi no Centro, que fechou em 61%. No Continente ficou em 55,8% e nas praias em 31,9%. O presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis, Tarcísio Schmitt, diz que os números de outubro deste ano ainda não foram fechados oficialmente, mas acredita que a lotação média passará tranqüilamente dos 55%. Ele lembra que a Fenaostra contribui pouco para a ocupação no período, por ser uma festa ainda muito local.

Neste ano, com exceção de julho, todos os demais de meses do ano superaram a ocupação hoteleira registrada no mesmo período de 2006, segundo dados do Sindicato. Schmitt espera que o feriadão desta semana supere a movimentação registrada nos feriados de 7 de setembro e de 12 de outubro. Ele acredita que hoje os turistas de regiões mais próximas já devem começar a chegar na cidade.

E depois de uma semana de clima instável, o tempo pode ajudar. A previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) indica tempo fica firme no feriado e fim de semana, com previsão de sol a partir de sexta-feira.
Nesta quinta-feira, ainda segundo o Ciram, as chuvas previstas no Estado serão fortes. Na sexta-feira, uma frente fria se afasta para o Sudeste do Brasil.

(A Notícia, 01/11/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *