Lideranças aprovam construção de subestação
09/11/2007
Veraneio à luz de velas
12/11/2007

Da coluna de Moacir Pereira (DC, 11/11/2007).

No dia 26 de novembro, o então governador em exercício, Leonel Pavan (PSDB), recebeu, no Rio de Janeiro, durante o Congresso Brasileiro de Agências de Viagem, o prêmio de Melhor Roteiro de Viagem e Turismo do país, concedido ao Estado de Santa Catarina.

Promotora da premiação, a revista Viagem e Turismo acaba de chegar às bancas em uma edição especial (12º aniversário) que cita 12 motivos para amar Santa Catarina. É uma edição caprichada, com um molho quase sentimental e belíssimas fotos, que coloca, inclusive, a perspectiva do leitor em relação ao Estado.

Afinal, o prêmio Melhor Roteiro, em sua sétima edição, é concedido mediante escolha dos leitores da revista. A conquista é um feito e tanto. Vale lembrar que as cinco edições anteriores da premiação foram conquistadas pela Bahia. A chamada Boa Terra chegou até a ser considerada imbatível na disputa.

Não há por que discutir que muito do que faz do Estado um dos melhores destinos turísticos é a relação afetiva mesmo que Santa Catarina – e o catarinense, por que não? – constrói com visitantes. Cada turista tem suas praias preferidas, festas prediletas e mesmo seus restaurantes cativos. Por isso, muita gente que veio volta. Sejam gaúchos, sejam paranaenses, sejam paulistas, argentinos, uruguaios ou paraguaios.

Juntem-se aos fiéis os muitos que chegam aqui pela primeira vez e teremos uma grande população flutuante. Por isso, toda a preocupação com a infra-estrutura, “pequeno” detalhe que, antes de ajudar o turista, tem se transformado em empecilho. Apagão, falta da água, estradas precárias e caos aéreo são todos motivos para que gente deixe de vir ou acabe frustrada em sua passagem pelo Estado.

No mais, não será surpresa se a matéria da revista, de circulação nacional, trouxer ainda mais turistas para o Litoral de Santa Catarina durante a temporada.

Parte deles será ouvida por 101 pesquisadores da Santur, que estarão em campo em 16 municípios. Essa pesquisa está sendo realizada com o apoio de Epagri, Polícia Militar, secretarias de Turismo, prefeituras, Infraero e Deter para quantificar o fluxo turístico, traçar o perfil do turista que visita Santa Catarina e avaliar o impacto econômico do turismo no período, equipamentos e serviços turísticos – e infra-estrutura.

A pesquisa, que serve para o planejamento de ações, é promovida com cooperação técnica das administrações de Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Fraiburgo, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Pomerode, São Joaquim, São Miguel do Oeste, Treze Tílias e Urubici.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *