Transporte inicia luta contra a poluição
22/10/2007
Crescimento imobiliário ignora leis
22/10/2007

Verão com 30% menos vagas

Uma mudança na lei do trabalho temporário pode reduzir em até 30% a demanda para o fim deste ano e Verão, acredita o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviço Temporário, Paulo Góes. Mas mesmo com a expectativa de vagas a menos, comércio, bares e restaurantes já deram início às contratações no Estado, que devem somar 13 mil só nestes três setores.

A polêmica começou em julho deste ano, quando a instrução normativa que permitia ao contratante de emprego temporário, em caso de prorrogação do prazo do contrato, apenas comunicar ao Ministério do Trabalho. Agora, explica o chefe de fiscalização do trabalho, José Márcio Barreto Vieira Brandão, é necessário que o empresário peça permissão e se justifique ao Ministério.

– Fizemos uma fiscalização em diversas empresas e constatamos que a lei não estava sendo cumprida, por isso aumentamos a exigência.

O aumento na exigência, porém, parece não ter afetado as projeções de alguns empresários. No comércio, por exemplo, serão criadas sete mil vagas de emprego temporário, afirma o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC), Roque Pellizzaro Júnior.

– Devemos voltar aos patamares de 2005. As vendas reagiram e estamos com uma expectativa muito boa.

A proprietária da loja de moda feminina Conttorno, na Lagoa da Conceição, na Capital, Fabíola Casagrande Marimon, afirma que em quase todas as temporadas precisa contratar pelo menos mais uma pessoa para ajudar no movimento.

– Começo a contratar no final de novembro e em dezembro – conta.

Restaurante chega a servir 400 refeições todos os dias

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de SC (Abrasel/SC) estima que seis mil pessoas sejam contratadas neste Verão, segundo o presidente Ézio Librizzi.

– É a necessidade provocada pela chegada dos turistas – analisa.

O Restaurante Oliveira, na Lagoa da Conceição, começa as contratações em dezembro. Um dos proprietários, Fellipe Cosme de Oliveira, explica que serão três novos funcionários para dar conta de 400 refeições por dia.

Carol Cavalcanti aproveitou o período de contratações. Aos 21 anos, largou tudo em sua terra natal, Cascavel, no Paraná, para morar em Florianópolis. Há sete meses na Capital, Carol vai estrear na temporada. Ela vai trabalhar como barwoman, servindo bebidas e drinques aos hóspedes de um hotel. Com o dinheiro que receberá, pretende viajar para o exterior em 2008.

– Se eu não conseguir transferir a minha faculdade de Design em Moda, que tranquei lá no Paraná, em março vou para outro país – planeja.

Onde encontrar as vagas

Agências de emprego
Gelre – www.gelre.com.br
RH Brasil – www.rhbrasil.com.br
Employer – www.employer.com.br
Praia Mole Eco Village
Cadastros através do endereço eletrônico www.praiamole.com.br ou diretamente no hotel: Avenida Jornalista Manuel de Menezes, 2001 – Praia Mole.
Iguatemi Florianópolis
O cadastro pode ser feito pelo www.iguatemi.com.br. No link Iguatemi Florianópolis há um espaço do RH onde são colocadas as vagas abertas.
Shopping Itaguaçu
O cadastro deve ser feito no www.shoppingitaguacu.com.br.
Floripa Shopping
Vagas temporárias em lojas: vendedor, caixa, atendente e gerente. Procurar a Associação dos Lojistas do Floripa Shopping. Rodovia SC-401, 3116, Monte Verde, Florianópolis. Mais informações pelo telefone: (48) 333-11375.
Beiramar Shopping
No www.beiramar.com.br há o link Trabalhe Conosco onde o candidato pode deixar o currículo.
Para a região de Criciúma:
Perfil Desenvolvimento Profissional – Seleção para vagas no comércio: (48) 3438-5402. No mês de novembro, entre os dias 5 e 10, a empresa promove cinco workshops de capacitação rápida para interessados em trabalhar no varejo. O curso dura dia e custa R$ 25.
Centro de Desenvolvimento Humano Morgana Zanette – (48) 3443-9234.
Sindicato dos Trabalhadores em Hotelaria, Restaurantes e Similares – (48) 3437-0232.
Shopping Pórtico – (48) 3431-9200.
Shopping Center Japonês – (48) 3533-1000.
Interessados nas vagas dos supermercados devem comparecer ao local.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Araranguá (CDL), Sul do Estado, promove o projeto Capacitação para Oportunidades de Emprego (COE). Os interessados devem apresentar seus currículos, que serão pré-selecionados de acordo com os critérios básicos: experiência profissional, estar desempregado, organização e escolaridade mínima de ensino médio completo. Informações: (48) 3522-0102.

(Graziele Dal-Bó, DC, 21/10/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *