SC é eleito o melhor destino
30/10/2007
A Jurerê de Niemeyer
31/10/2007

Turismo sempre

Da coluna de Estela Benetti (DC, 31/10/2007).

A excelente participação de SC nos rankings da conceituada revista Viagem e Turismo, da Abril, que além de eleger o Estado o melhor para se fazer turismo colocou várias cidades e equipamentos turísticos locais entre os primeiros do país, é resultado de muito trabalho e investimentos de todos, nos últimos anos, avalia o presidente da Santur, Valdir Walendowsky.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

1 Comentário

  1. Paulo Valente Ferreira Neto disse:

    O que durante muito tempo se observou, foi a maneira não profissional como o turismo foi encarado no país – e ainda há muito que se progredir neste sentido. As pessoas viajavam sem a responsabilidade de cuidar e os destinos vendiam seus atrativos sem nenhum interesse em preservá-lo. Resultado: esgotamento de várias destinações, impactos negativos, marginalização da sociedade local. Os conceitos e a conscientização sustentável são frutos da sociedade moderna que, ao se deparar como vítimas de si mesmo e do sistema capitalista clássico, onde o desenvolvimento estava atrelado apenas a ganhar dinheiro, não tiveram outra saída a não ser começar a respeitar a natureza. Assim nasceram os consumidores conscientes que, consequentemente, exigiram empresas conscientes. Não podemos negar que esse foi o motivo maior do BOOM da sustentabilidade, pois se as empresas não se conscientizassem, perderiam o mercado e se não houvesse uma mudança de comportamento de todos, o homem entraria em extinção. Sendo assim, é na sociedade, consumidores e formadores de opinião que deve potencializar os conceitos da sustentabilidade, pois as empresas e o governo, pressionados, não terão outra saída a não ser acatar essa mudança de pensamento. No turismo, principalmente, a conscientização do viajante que visita um destino é fundamental, pois o turismo é uma atividade que pode trazer grandes benefícios se desenvolvida de forma correta, mas pode trazer um grande caos social se não for planejada e executada de forma sustentável. O viajante consciente consegue respeitar o ambiente e a sociedade visitada, deixando os benefícios na destinação ao mesmo tempo em que a comunidade receptiva precisa saber valorizar sua cultura e importa-se em satisfazer o turista, para que haja uma relação de troca benéfica. Sendo assim, é na sociedade que está a chave para a construção de um planeta sustentável, pois somente ela (a sociedade) tem força de vencer paradigmas e promover mudanças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *