Associação quer transformar Parque da Luz
08/10/2007
Chico Mendes vai ter novas casas e ruas
08/10/2007

Esportes de verão atraem mais turistas

As belezas naturais atraem a Florianópolis vistantes que buscam mais que as já famosas praias. A Capital tem se tornado um destino para quem gosta de esportes “radicais” ou que têm a cara do verão. As opções são várias: surfe, rafting, windsurfe, trekking, sandboard, bodyboard…

Tradicionalmente, o surfe é o carro-chefe. Desde a década de 1970, visitantes de outras cidades vêm em busca das ondas de praias como Mole, Joaquina e Moçambique. “Os grandes campeonatos ajudam a divulgar a cidade. As pessoas acabam voltando após os eventos para curtir o local com calma”, diz o vice-presidente da Regional Leste da Federação Catarinense de Surfe (Fecasurf), Frederico Leite.

Em algumas situações, não se trata apenas de paixão de verão. “Muitos dos que vêm visitar se apaixonam por Florianópolis e acabam ficando”, completa Leite, referindo-se a turistas e surfistas profissionais, como Tânio Barreto e Fábio Gouveia, que adotaram a Capital.

As praias da Capital também recebem praticantes de esportes como bodyboard, windsurfe e sandboard. “Já ouvi pessoal que aluga prancha dizendo que a procura varia de mil a três mil pessoas por dia no verão”, conta o sandboarder florianopolitano Digiácomo Dias.

Os esportes de praia, porém, não são os únicos que atraem os turistas. Segundo o secretário de Turismo de Florianópolis, Mário Cavallazzi, a procura por trilhas ecológicas tem aumentado, principalmente entre os europeus e americanos. “É um nicho de mercado muito interessante e pode ser uma boa aposta para o futuro”, afirma.

Saiba mais

Locais indicados
Surfe/bodyboard
– Florianópolis: Praia Brava, Santinho, Praia Mole, Joaquina, Moçambique, Campeche, Matadeiro, Naufragados e Solidão
– Palhoça/Paulo Lopes: Guarda do Embaú
– Garopaba: Praia da Ferrugem e Praia da Silveira
– Gov. Celso Ramos: Palmas

Windsurfe/kitesurfe
– Florianópolis: Lagoa da Conceição (iniciantes), Campeche e Moçambique

Sandboard
– Florianópolis: dunas da Joaquina, Lagoa da Conceição, Canto das Aranhas e Ingleses/Santinho
– Garopaba: dunas do Siriú

Rapel
– Florianópolis: Parque da Galheta, Ingleses/Santinho
Rafting
– Santo Amaro da Imperatriz: Rio Cubatão

Parapente
– Florianópolis: Praia Mole, Brava, Lagoa da Conceição

Cresce número de visitantes

O entusiasmo do secretário se justifica pelos números. Segundo dados da Santa Catarina Turismo (Santur), os visitantes estrangeiros que vieram a Florianópolis na última temporada gastaram em, média, 39 dólares, contra 31 dólares do turista “nacional”.

Transformar a Capital em um destino para turistas-esportistas pode aumentar o total de visitantes de países fora do Cone Sul, que ainda são poucos. De acordo com a Santur, dos 143 mil turistas estrangeiros que passaram por Florianópolis no úl-timo verão, 98,5% vieram da Argentina (90%), Chile (5,5%), Paraguai (2,5%) e Uruguai (0,5%).

Quem quer curtir esportes no verão vai encontrar boas opções também em outras cidades da Grande Florianópolis. Santo Amaro da Imperatriz e a região do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, por exemplo, têm espaço para praticantes de rafting e vôo livre, entre outros.
O piloto florianopolitano de parapente Renato Curreca avalia que o morro Queimado, em Santo Amaro da Imperatriz, é um dos melhores pontos para a prática do esporte. Na Capital, há estrutura ideal para iniciantes. “Para quem está começando, Floripa é um dos melhores lugares do Brasil, na minha opinião. Tem várias opções (dez rampas) e de fácil acesso”, diz.

(Felipe Silva, A Notícia, 07/10/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *