Prefeito assina ordem de serviço para construção de 90 unidades habitacionais
29/08/2007
Obra vai mudar aspecto da Hercílio Luz
30/08/2007

Nova linha elétrica depende da Fatma

A direção das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) pretende lançar em um prazo de dez dias o edital para construção da nova linha de transmissão de energia para o Norte da Ilha.
A assessoria jurídica da empresa avalia se o processo de licitação pode ser iniciado mesmo sem a liberação do licenciamento ambiental por parte da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma). Segundo o diretor técnico da Celesc Distribuição, Eduardo Sitônio, a nova linha trará maior confiabilidade ao abastecimento de energia no Norte da Ilha.

Com a estrutura, o objetivo é evitar situações como a ocorrida no último sábado, quando cerca de 150 mil moradores da região ficaram mais de quatro horas sem energia.
O apagão ocorreu após o rompimento em dois pontos de um cabo de proteção. Quando a nova linha estiver pronta, ela dividirá com a estrutura hoje existente o abastecimento de energia para a região Norte da Ilha. “Em situação normal, as duas linhas dividirão a carga, mas havendo algum problema, a outra linha pode assumir totalmente o abastecimento pelo tempo necessário”, diz o diretor.

De acordo com Sitônio, a direção técnica da Celesc trabalha para lançar o edital de licitação o mais rápido possível. Para facilitar as obras, o traçado da nova linha acompanhará o cabeamento já existente, evitando problemas como a necessidade de desapropriações. “A nossa expectativa é ter a nova linha operando no prazo de um ano”, assinala.

A maior dificuldade no momento é com relação ao estudo de impacto ambiental. O documento está sendo elaborado por uma empresa contratada e deve estar finalizado no dia 15 de setembro.

O material ainda precisa ser analisado pela Fatma, órgão responsável pela emissão das licenças ambientais. De acordo com Sitônio, a Celesc deve pedir à Fatma agilidade na análise, uma vez que a obra tem caráter emergencial.

A idéia é ter condições de iniciar o processo de licitação, paralelo ao licenciamento ambiental. “O setor jurídico está avaliando se este procedimento é possível. A proposta é incluir ao edital de licitação uma cláusula condicionando a validade do processo a aprovação de todas as licenças pelos órgãos competentes”, antecipa Sitônio.

No entanto, ele destaca que a Celesc só fará esta antecipação com amparo jurídico. “Se não for possível (lançar o edital sem as licenças ambientais) teremos que esperar”, completa.

Subestação em Ingleses é outra prioridade para o Norte da Ilha

Outro projeto da Celesc para o Norte da Ilha é a construção de uma nova subestação em Ingleses. A estrutura está sendo projetada para atender futuramente os bairros Ingleses, Santinho e Rio Vermelho. Atualmente, a subestação Ilha-Norte, localizada às margens da SC 403, próximo ao Ilha Shopping, é responsável pelo abastecimento de toda a região.

Segundo Eduardo Sitônio, a construção de uma subestação é necessária, pois a região apresentou grande crescimento populacional nos últimos anos. O diretor técnico afirma que o projeto trará maior segurança ao sistema de abastecimento de energia. Após a conclusão das obras, a proposta é que a Ilha Norte tenha melhores condições para atender bairros como Canasvieiras, Ponta das Canas e Jurerê, principalmente durante a temporada de verão, quando o consumo aumenta de forma considerável.

No momento, a Celesc trabalha na compra do terreno e o prazo de conclusão da obra de-pende justamente do final desta negociação. “Como este processo é demorado, já instalamos a no-va linha de transmissão que, dependendo da necessidade, poderá ser energizada no verão para aumentar a confiabilidade do sistema”, diz Sitônio.

(Natália Viana, A Notícia, 29/08/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *