Balanço Patrimonial Associação FloripAmanhã
03/07/2007
Nova enquete
03/07/2007

Lixo: este problema também é seu

A FloripAmanhã está estudando formas para melhorar a situação do destino do lixo na cidade. Com uma população de aproximadamente 350 mil habitantes, Florianópolis conta com um dos mais antigos sistemas de coleta seletiva do Brasil, iniciado em 1988. Boas idéias já foram colocadas em prática, como o Projeto Joaninha, mas ainda temos muito que fazer para alcançar uma situação ideal, na qual todo o lixo seco seria reaproveitado e o lixo orgânico teria uma destinação correta, sem prejudicar o meio-ambiente. "O tema é polêmico e, felizmente, vem ganhando mais espaço. Queremos aproveitar essa onda de conscientização para, em conjunto com a Comcap, elaborar um plano para fazer de Florianópolis a capital nacional de reciclagem de lixo", planeja Anita Pires, presidente da Ong, que já iniciou as conversas com a direção da Companhia de Melhoramentos da Capital.

A FloripAmanhã está estudando formas para melhorar a situação do destino do lixo na cidade. Com uma população de aproximadamente 350 mil habitantes, Florianópolis conta com um dos mais antigos sistemas de coleta seletiva do Brasil, iniciado em 1988.

Boas idéias já foram colocadas em prática, como o Projeto Joaninha, mas ainda temos muito que fazer para alcançar uma situação ideal, na qual todo o lixo seco seria reaproveitado e o lixo orgânico teria uma destinação correta, sem prejudicar o meio-ambiente. “O tema é polêmico e, felizmente, vem ganhando mais espaço. Queremos aproveitar essa onda de conscientização para, em conjunto com a Comcap, elaborar um plano para fazer de Florianópolis a capital nacional de reciclagem de lixo”, planeja Anita Pires, presidente da Ong, que já iniciou as conversas com a direção da Companhia de Melhoramentos da Capital.

Para se ter uma idéia do tamanho do problema, segundo o último censo do IBGE a quantidade diária de lixo urbano coletado no Brasil é de 228.413 toneladas, o que representa 1,25 Kg diários por cada um dos cerca de 182.420.808 habitantes. E de todo o lixo produzido, 76% são lançados a céu aberto (IBGE, 2000).

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *