Agenda da Ong: 09 a 15 de julho
06/07/2007
Florianópolis é destaque na Ásia
09/07/2007

Falta de saneamento é o maior problema ambiental, diz Kreuz

O presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Carlos Leomar Kreuz, defendeu, nesta sexta-feira, durante reunião com o governador em exercício Leonel Pavan, diretores da Casan e técnicos do banco japonês Jbic, que a falta de saneamento básico é o maior problema ambiental de Santa Catarina. A Casan busca um financiamento no banco Jbic para viabilizar um sistema de saneamento básico no Estado.

De acordo com Kreuz, existem vários focas de problemas ambientais no Estado, mas nenhum deles se equipara a falta de saneamento básico. “Temos, hoje, apenas 9% das famílias de Santa Catarina atendidas com esgoto sanitário tratado, uma situação que nos coloca entre os piores do País”, afirmou, acrescentando que esses recursos que a Casan pleiteia farão muito bem ao meio ambiente.

A Fatma, segundo o presidente, vai buscar agilizar todos os processos de licenciamento para esgoto sanitário para que o Estado possa ter acessos a esses recursos. “O projeto prevê algo próximo a 400 milhões de dólares nos próximos dez anos o que resolverá em 70% o nosso problema”, salienta, acrescentando que a instituição será parceria em todo esse processo.

Na avaliação de Caros Kreuz, além da agressão ao meio ambiente, como a destinação incorreta dos esgotos sanitários, que muitas vezes acabam indo para rios ou para o mar sem nenhum tratamento, perde-se em qualidade de vida. “Vejo essa medida como uma das mais simpáticas ao meio ambiente, porque além da preservação ambiental tem o fator econômico, com melhor aproveitamento do turismo e maricultura”, finaliza.

(Fatma, 07/07/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *