Shoppings da Capital apontam pouco uso de espaços especiais
26/07/2007
Rendeu
26/07/2007

Ciclista pede estacionamentos seguros

Ciclistas de Florianópolis iniciaram uma mobilização para que os espaços públicos da cidade tenham locais adequados estacionar as bicicletas.

Para a Viaciclo, ONG que defende os ciclousuários, o poder público pouco investe em equipamentos e estrutura para atender esta população, sendo que as empresas privadas também reproduzem a lógica de privilegiar o automóvel.

Um caso citado pela entidade são os shopping centers que, segundo os integrantes da Viaciclo, não teriam estacionamentos adequados para os clientes ciclistas. Os empreendimentos, no entanto, garantem que mantêm instalações condizentes com a demanda.

A lei municipal complementar 155/05 determina que os complexos comerciais, como shoppings e supermercados, devem ter uma vaga de estacionamento de bicicleta para cada 250m² de área construída.

“Sabemos que a lei é superdimensionada, pois não há tamanha demanda. Mas nossa luta é para que estes empreendimentos tenham locais adequados para ciclistas, com espaços bem localizados, cobertos e com a segurança necessária”, afirma o diretor técnico da Viaciclo, Milton Carlos Della Giustina.

Para os membros da ONG, não é o que ocorre. “O Beiramar Shopping possui bicicletários em número inadequado e muito vulneráveis.

Seus dois novos concorrentes, o Floripa Shopping e o Iguatemi Shopping, instalaram os equipamentos, mas igualmente descumprem o regulamento pelo pequeno número de vagas.
Além disso, os usuários estão insatisfeitos, porque os estacionamentos ficaram distantes da entrada e desprotegidos, favorecendo o roubo dos veículos”, avalia Della Giustina.

Segundo a assessoria de imprensa do Iguatemi Shopping, o empreendimento mantém dois bicicletários: um localizado próximo a rampa de entrada do supermercado e outro na área de carga e descarga.

De acordo com o shopping, as vagas são suficientes, até porque o espaço é pouco utilizado pelos clientes. O empreendedor informa que os bicicletários foram construídos seguindo o padrão fornecido pela Prefeitura da Capital, são sinalizado por placas indicativas e vigiados pela segurança do shopping.

Saiba mais

O que determina a legislação
• Lei Municipal Complementar 155/05:
“Art. 9º • Terão espaços reservados para bicicletas, na forma de estacionamentos e/ou bicicletários:

I • Os terminais integrados de transporte coletivo;
II • Os prédios públicos municipal, estadual e federal;
III • Todos os estabelecimentos comerciais terão uma vaga de estacionamento para cada 100 m2 de área construída;
IV • Os complexos comerciais tipo shopping centers e supermercados, terão uma vaga de estacionamento para cada 250m2 de área construída.”

Situação dos shoppings
Beiramar Shopping
área construída 87.358,96 m²
vagas para bicicletas 12
exigido por lei 349 vagas
Floripa Shopping
área construída 75.127,36 m²
vagas para bicicletas 27
exigido por lei 300 vagas
Shopping Iguatemi
área construída 108.000 m²
vagas para bicicletas 50
exigido por lei 432 vagas

(Natália Viana, A Notícia, 26/07/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *