Arte Floripa enfrenta dificuldades da Praça XV
01/06/2007
Floram comemora Dia Mundial do Meio Ambiente
01/06/2007

Entidades querem evitar prédios junto ao Jardim Botânico

Logomarca Jardim Botanico de FlorianopolisO projeto de lei que cria o Jardim Botânico de Florianópolis deverá ser enviado pelo Governo do Estado no dia 5 de junho, (dia do meio ambiente) para avaliação das comissões da Assembléia Legislativa, em uma solenidade que está sendo preparada pelo Ciram / Epagri. O objetivo é impedir que o projeto seja mandado para aprovação com seis hectares a menos do que previsto. Essa área, que poderá ser destinada à construção de prédios, corresponde a 140 metros de frente para a rodovia e quase meio quilômetro para dentro, separando o Jardim do mangue. Uma negociação entre UFSC, Epagri e Governo do Estado está em andamento para avaliar a possibilidade de uma permuta com a área da Fazenda Experimental, localizada no bairro da Ressacada. Desta forma, não seria necessário alienar os seis hectares. Leia mais detalhes.

Logomarca Jardim Botanico de FlorianopolisO projeto de lei que cria o Jardim Botânico de Florianópolis deverá ser enviado pelo Governo do Estado no dia 5 de junho, (dia do meio ambiente) para avaliação das comissões da Assembléia Legislativa, em uma solenidade que está sendo preparada pelo Ciram – Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia – da Epagri. O objetivo é impedir que o projeto seja mandado para aprovação com seis hectares a menos do que previsto.

Essa área, que poderá ser destinada à construção de prédios, corresponde a 140 metros de frente para a rodovia e quase meio quilômetro para dentro, separando o Jardim do mangue. Entidades, políticos e pessoas físicas que defendem a permanência do projeto original (com área total de 24,3 hectares) estão tentando marcar a votação do projeto de lei para o dia do meio ambiente, e convencer o Governo a reverter um artigo da reforma, que toma parte do Jardim para ocupação imobiliária.

Uma negociação entre UFSC, Epagri e Governo do Estado está em andamento para avaliar a possibilidade de uma permuta com a área da Fazenda Experimental, localizada no bairro da Ressacada, na Ilha. Se a negociação evoluir, o Centro de Ciências Agrárias usará parte do terreno do Jardim Botânico que já estava reservada para pesquisa. Desta forma, não seria necessário alienar os seis hectares.

A FloripAmanhã — engajada na campanha para a criação do Jardim Botânico de Florianópolis — disponibilizou no site várias informações sobre o projeto do Jardim Botânico de Florianópolis, inclusive um histórico e plantas baixas do terreno cedidas pela Epagri. Em 2005, quando o projeto começou a ser elaborado, a presidente da Ong, Anita Pires, era diretora-geral da Secretaria de Estado do Planejamento, e acompanhou as primeiras tratativas para tirar a idéia do papel.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *