ONG prega preservação
07/05/2007
Danos ambientais estão concretizados
07/05/2007

Limites para crescimento da Capital

A complacência do poder público e a falta de aplicação das leis ambientais garantem novos empreendimentos de grande impacto ambiental.

Para o presidente da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE), Valmir Antunes da Silva, falta conhecimento sobre o meio ambiente e os seus limites, e Florianópolis não estava preparada para o crescimento acelerado. Tanto que o próprio setor público aterrou e implantou prédios e universidades em pleno manguezal no Itacorubi.

– Qualquer obra tem impacto ambiental. O objetivo deveria ser, sempre, minimizar este impacto e nem sempre isso ocorre – afirma.

Silva ressalta ainda que as obras citadas na Operação Moeda Verde não são desordenadas.

– O Shopping Iguatemi foi construído sobre área já degradada – destaca.

Perito diz que tentar burlar a lei é prática comum

Il Campanario – Villagio Resort e Vilas do Santinho, dois dos empreendimentos investigados, tiveram licenças analisadas pelo perito ambiental João de Deus Medeiros.

Professor de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nos cursos de Biologia e de Agronomia, Medeiros faz perícia ambiental para o Ministério Público Federal e a Justiça Federal há cerca de 20 anos.

– Situações como as verificadas agora, onde tentam burlar a lei com base no discurso da necessidade de crescimento, são recorrentes – diz o perito.

O professor atua com freqüência em processos onde existe conflito com a legislação municipal, estadual e federal. Ele explica que a análise não foi específica para a Operação Moeda Verde. Como os processos não transitaram em julgados, ele limitou-se a detalhar informações.

No caso do Il Campanario, em Jurerê Internacional, o perito apurou descaracterização de área de baixada úmida e com curso de água que equivale a 30% do total.

A Fatma acatou o argumento da empresa de que não seria uma área protegida por lei, o que foi contestado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). O Grupo Habitasul alegava que se tratava de um canal de drenagem aberto, nos anos 1970, pelo extinto Departamento Nacional de Obras e Saneamento.

Com relação ao Vilas do Santinho, foi verificado que a vegetação de restinga não encontrava-se em estágio inicial, e sim avançado. A área danificada atingiu 60% do terreno.
Colaborou Ângela Bastos

(DC, 06/05/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. Felicidade disse:

    Existe uma ordem maior que coloca as coisas em seus lugares. O respeito e o amor às diferentes formas de vida e ao espaço que ocupamos são primordiais no estabelecimento dessa ordem. Saber compartilhar, sentir o desapego, liberar e deixar ir. Que dádiva viver nesta ilha.

  2. REGINALDO MARTINS SALVADOR disse:

    A DESCONTAMINAÇÃO DE LAGOS E RIOS PODE LEVAR MESES OU ANOS, MAS A DESCONTAMINAÇÃO DE AQUÍFEROS, COMO É O CASO DO DE INGLESES, PODE LEVAR ATÉ SÉCULOS.
    VAMOS PRESERVAR COM O PLANTIO DE ÁRVORES E NÃO COM CAMPO DE GOLF QUE PREJUDICA A RECARGA DE ÁGUA PARA O AQUÍFERO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *