Moeda Verde coloca Ipuf e Câmara em rota de colisão
24/05/2007
Susp derruba postes em loteamento clandestino no Norte da Ilha
25/05/2007

Justiça nega liminar para apreender fitas

O desembargador Luiz Fernando Penteado, do Tribunal Regional Federal (TRF), negou ontem liminar que pedia a proibição da divulgação de informações contidas no inquérito da Operação Moeda Verde, da Polícia Federal (PF).

No despacho, ele escreveu que não existe maneira de impor à imprensa censura prévia, mesmo que em nome da preservação do sigilo das investigações.

Sobre o possível vazamento de escutas telefônicas, o desembargador entendeu que nenhum direito dos envolvidos foi violado. Luiz Fernando ressaltou que o juiz da Vara Federal Ambiental de Florianópolis, Zenildo Bodnar, ordenou a instauração de inquérito pela PF para apurar a veiculação do material.

A assessoria de imprensa do TRF informou que o advogado de um dos envolvidos entrou com o mandado de segurança porque o cliente estaria sofrendo excessiva exposição e a ordem judicial estaria sendo violada. Por esses motivos, pedia a busca e apreensão das fitas veiculadas.

A Operação Moeda Verde foi deflagrada, em Florianópolis, no dia 3 de maio, e prendeu 22 pessoas entre políticos, empresários e funcionários de órgãos ambientais. Durante nove meses de investigações foram interceptadas cerca de 150 mil ligações telefônicas. Parte desse material foi divulgado pela imprensa.

(DC, 25/05/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *