Espaço Viva Bem Floripa provocou reflexão sobre o futuro da cidade
02/04/2007
Franceses
03/04/2007

Guarda Municipal de São José implanta patrulha ambiental

O primeiro grupamento da Guarda Municipal em Santa Catarina especializado em ações de prevenção e repressão relacionadas ao meio ambiente, recebeu os diplomas de capacitação profissional na manhã de ontem em São José. O projeto piloto, iniciativa da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), recebeu o nome de “Patrulha Ambiental” e objetiva promover a fiscalização em toda a cidade, de acordo com o superintendente da fundação, Sílvio César Dos Santos. Na ocasião, os quatro patrulheiros formados também receberam uniformes, viatura e equipamentos para a realização do trabalho, como aparelho de rádio-comunicação, telefone celular, máquina fotográfica digital, botas, cantil e facão para uso na mata, entre outros utensílios.

O pelotão especializado vai monitorar as áreas verdes do município para coibir agressões ambientais e penalizar os infratores. “O grupo recebeu treinamento durante 90 dias na sede FMMA, incluindo informações sobre a legislação ambiental e os procedimentos administrativos da entidade”, explica Sílvio. O superintendente informa que os principais problemas do município são os desmatamentos, depósito de entulhos em áreas de preservação permanente e incêndios. “Os trabalhos da equipe também se estendem aos abusos contra animais. Eles vão atuar na medida em que ocorrerem denúncias de maus-tratos”, avisa. Como a demanda de São José é grande, tendo em vista a extensão do município, o programa pretende formar mais dois grupos, com 8 patrulheiros. “Nossa idéia é formar três equipes atuando em áreas específicas”, complementa Sílvio.

Os patrulheiros vão atuar na repressão aos crimes ambientais, em cooperação com os técnicos da FMMA e Polícia Ambiental do Estado e em ações de prevenção e educação ambiental junto aos moradores da cidade. “É importante lembrar que os conselhos de segurança dos bairros de São José terão papel fundamental na conscientização dos moradores sobre a necessidade de denunciar crimes contra o meio ambiente”, considera o superintendente, lembrando que a Guarda Municipal vai atuar como reforço a um macroprojeto de educação ambiental.

A Secretaria Municipal de Segurança Pública é parceira no programa. O titular da pasta, Francisco, Francisco Silva, declara que uma viatura adaptada para locais de difícil acesso estará à disposição dos patrulheiros. “Além disso, o grupo poderá utilizar a Base Móvel Interna de Segurança, dotada de notebooks para a realização de palestras e cursos nas comunidades”, complementa. O secretário lembra que a Guarda Ambiental de São José não serve apenas para atuar nas notificações de trânsito. “Nossas equipes trabalham no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nas rondas escolares, na assistência social, no transporte de pacientes aos hospitais e agora também na preservação do patrimônio público”, informa.

(Gisa Frantz, A Notícia, 03/04/2007)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

8 Comentários

  1. joao menezes disse:

    Sou GM na cidade de Betim, Mg,quero parabeniza-los pela iniciativa de criar um grupamento especializado em meio ambiente. Terminei recentemente um curso superior de gestao ambiental, e juntamente com a chefia imediata da gm de nossa cidade estamos articulando a criaçao da gm ambiental. tenho interesse em conhecer o projeto e gostaria que os responsaveis me enviasse uma copia do projeto de criaçao do grupamento de gm ambiental de sua cidade.
    Desde ja agradeço.
    Joao Fernando Menezes
    Gm menezes

  2. marcelo muller disse:

    muito boa essa iniciativa da guarda municipal de sao jose percebe-se que é uma guarda diferenciada preocupada com o bem estar da populaçao.

  3. leovanir 'Freitas" da Silva Junior disse:

    Parabens pela criação da Patrulha Ambiental.Sou guarda municipal aqui em paranaguá formamos recentemente a patrulha ambiental em paranaguá mas precisamos regulamenta-la e pesso a sua colaboração,se possível enviar-nos o projeto de criação da Patrulha Ambiental de São josé ou pelo menos um numeral telefonico para que eu pudesse entrar em contato.Desde de ja agradeço.
    GM Freitas Supervisor da Patrulha Ambiental Da Guarda Municipal De Paranaguá Mat:5816 fone:419919-2037
    Rua Anita Ribeiro Fontes Nº511
    Conjunto Cominese. Paranaguá-PR
    CEP:83215-550
    email:frguamupa@ibest.com.br
    email:jrleov@yahoo.com.br

  4. Janine, da equipe do site disse:

    Prezados,
    muito obrigada por sua participação e carinho com a Ong FloripAmanhã e parabéns pela iniciativa no desenvolvimento de uma gestão ambiental em sua cidade.

    O projeto de criação da Patrulha Municipal de São José pode ser requisitado à assessora administrativa da Fundação Municipal do Meio Ambiente de São José, Silvana Rodrigues.

    Contatos – Fundação Municipal do Meio Ambiente
    Site: http://www.fmmasj.sc.gov.br

    Silvana Rodrigues — assessora administrativa
    Telefone: (48) 3381-0044
    E-mail: silvana@fmmasj.sc.gov.br
    Página de contato no site: http://www.fmmasj.sc.gov.br/hemailenvia.aspx?SILVANA+RODRIGUES,teste%40fmmasj.org.br

    Atenciosamente,
    equipe do site http://www.floripamanha.org.

    Quando você faz bem pra Floripa, faz bem pra você!

    Antes de imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.

  5. Rodrigo disse:

    Em resposta ao colega Freitas, telefone de contato da Guarda Municipal de São José: 48-33432924 ou 48-33810000.

  6. Genivaldo Miranda disse:

    Excelente iniciativa.Gostaria de receber cópia do projeto e maiores detalhes sobre a implantação do grupamento da guarda municipal especializado em ações ambientais.

  7. osmar disse:

    sou guarda de belem e gostaria de conhecer o projeto de vcs agradeço.

  8. jean franco, disse:

    ola, sou o GM DE angelis, gostei muito desse projeto da patrulha ambiental em são josé, gostaria q vocêis me mandace uma copia do projeto,se for possivel? eu sou da guarda municipal de paranagua, e foi montado apouco tempo a patrulha ambiental, se vocêis puderem mandar onde podemos fazer cursos de aperfeiçoamento, eu ficaria agredecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *