Comunidades x Celesc
26/08/2006
Capital terá projeto francês de tecnologia
26/08/2006

Projetos para morros serão apresentados

A Prefeitura de Florianópolis pretende apresentar em setembro, à comunidade do Maciço do Morro da Cruz, os projetos preliminares de urbanização dos bairros da Serrinha e Caieira do Saco dos Limões, além da planta final do primeiro clube social a ser implantado no local. As obras fazem parte do cronograma de atividades elaborado pelo grupo executivo municipal para promover a urbanização e regularização fundiária nas 17 comunidades situadas no morro, bem como a inclusão social na região onde vivem cerca de 30 mil pessoas. “Desde o ano passado estamos trabalhando em ações voltadas a garantir mais qualidade de vida aos moradores. Já avançamos em muitas questões”, explicou o secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Átila Santos.

Segundo ele, medidas foram tomadas para resolver os problemas da região. Entre elas, a criação do Parque Urbano do Morro da Cruz e das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), que vão permitir tanto a preservação ambiental de áreas ainda não ocupadas, quanto a realização de intervenções urbanas para melhorar as condições das famílias que habitam o local. O parque vai ser delimitado e terá atividades de lazer para crianças e adultos. Também será construída uma sede administrativa e de fiscalização, instalada sinalização e abertas trilhas para execução dos projetos de educação ambiental.

A situação do Maciço do Morro da Cruz vem sendo discutida há cerca de 15 anos. A prefeitura já realizou o mapeamento completo de todos os equipamentos existentes no local, entre eles, escolas, postos de saúde, creches, praças e potenciais áreas para instalação dos seis clubes sociais que devem ser construídos na região.

Além disso, contratou os serviços da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), via Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), que está fazendo um diagnóstico completo dos pontos de risco geológico em todo o município e, em especial, no Maciço do Morro da Cruz, para identificar os locais seguros onde podem ser feitas obras de melhorias.

No Mocotó, todas as obras devem ser entregues em 2007

Através do projeto Habitar Brasil BID, iniciado no ano passado, há previsão de se investir cerca de R$ 1,7 milhão em melhorias no Morro do Mocotó. Até o momento, já foram executadas 35% das obras previstas, como entrega de 38 casas populares, parque e um Centro de Convivência. Ainda faltam ser entregues a creche, um galpão para atividades de geração de emprego e renda, além da execução obras de contenção de encostas e urbanização. A previsão é de que os trabalhos estejam concluídos no primeiro semestre de 2007.

Até março de 2007, a prefeitura pretende também ter em mãos os projetos preliminares de urbanização das 17 comunidades que integram o Maciço do Morro da Cruz. Já estão prontos o da Serrinha e da Caieira da Barra do Sul. Os documentos, que são uma espécie de plano diretor regionalizado, vão servir para subsidiar as discussões com os moradores. As propostas incluem o levantamento da infra-estrutura de água e esgoto, pavimentação, escadarias, drenagem e áreas em que deverão ser construídos muros de contenção.

O estudo prevê ainda a identificação de moradias em situação crítica, locais onde possam ser construídos equipamentos comunitários, além de um diagnóstico do sistema de vias e caminhos rústicos existentes para elaboração de um projeto de sistema viário. “Uma das nossas preocupações é melhorar as condições de acessibilidade dos moradores, pois se as comunidades estiverem interligadas, os equipamentos poderão beneficiar um número maior de pessoas”, explicou o secretário Átila Rocha dos Santos. Ao todo, o cronograma abrange 58 ações nas área administrativa, ambiental e urbanística para execução em curto, médio e longo prazos.
(A Notícia, 26/08/2006)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *