Floripa Sustentável debate protocolo para retomada das atividades socioeconômicas
17/06/2020
Live no instagram aborda Tutela Jurídica das Praias Urbanas
17/06/2020

Novo Relatório Anual de Indicadores de Florianópolis é apresentado pela Rede Ver a Cidade

RAPI 2019

A Rede Ver a Cidade está lançando o Relatório Anual de Progresso de Indicadores de Florianópolis 2019 (RAPI 2019), com 158 indicadores que, semaforizados, refletem a situação de Florianópolis em temas que impactam diretamente na sustentabilidade da cidade e na qualidade de vida de seus moradores, como saneamento básico, mobilidade, segurança e mudanças climáticas.

Clique aqui para baixar o Relatório Anual de Indicadores de Florianópolis 2019

“Esse é um instrumento de gestão pública imprescindível para o mundo todo, pois uma coisa é saber, outra é monitorar e depois poder ir discutir com o poder público com base em dados. Há um esforço enorme do cidadão para se envolver no monitoramento e na gestão pública”, afirma o geógrafo Ivo Sostizzo, coordenador do Grupo Estratégico de Monitoramento do RAPI 2019 representando a Associação FloripAmanhã.

O RAPI 2019 que está sendo disponibilizado para download é o terceiro relatório anual produzido pela Rede Ver a Cidade (veja aqui as edições de 2018 e 2017). O objetivo geral da Análise de Progresso dos Indicadores é auxiliar governo e sociedade a estabelecerem e seguirem prioridades claras e mensuráveis para o desenvolvimento sustentável da cidade e contribuir para a avaliação das políticas públicas urbanas, a partir de uma visão técnica, objetiva e metodologicamente embasada.

“O Relatório é muito importante pois é um Instrumento social de monitoramento do desenvolvimento da cidade, um monitoramento do cidadão de como anda o desenvolvimento nas diferentes dimensões”, analisa Sostizzo.

O RAPI 2019 é resultado de um processo de coleta e análise de indicadores de sustentabilidade urbana que iniciou em abril de 2019 e levou cerca de oito meses para ser concluído. Antes da coleta, de fevereiro a março foi realizada uma etapa de estruturação dos instrumentos e métodos a serem utilizados. A coleta dos indicadores, sua sistematização e análise foi conduzida pelo Grupo Estratégico de Monitoramento (GE) da Rede Ver A Cidade de Florianópolis, em parceria com o Observatório Social de Florianópolis e Grupo Estratégico de Inteligência, coordenado pela Universidade Federal de Florianópolis. A Rede Ver a Cidade – Rede de Monitoramento Cidadão de Florianópolis é presidida pela Associação FloripAmanhã, com Vice-Presidência Técnica da Universidade Federal de Santa Catarina e Vice-Presidência Administrativa da RIC TV Record.

Comparativo de dados

RAPI 2029

Pelo Relatório Anual de Indicadores 2019 é possível conhecer os índices que melhoraram, assim como os que pioraram. Esgotamento sanitário e drenagem, que tinham piorado de 2017 para 2018, melhoraram, assim como a dívida. Na dimensão Fiscal, os dados mostram aspectos negativos na Gestão Pública Participativa, enquanto na Transparência os índices apontaram uma melhora. Sobre a questão da Energia, que havia piorado de 2017 para 2018, apesar de ter solicitado várias vezes, os dados não foram fornecidos pela empresa. Serão solicitados ao prefeito que as fontes atendam aos encaminhamentos de informações, já que os dados são públicos.

Sostizzo também cita uma fragilidade recorrente apontada pelo relatório que é a medição da qualidade do ar. Ela não é monitorada pela prefeitura por falta de instrumentos e pessoas para realizar essa ação.

RAPI 2020

Agora que os dados de 2018 já estão abertos para a sociedade no RAPI 2019, a Rede Ver a Cidade vai começar a verificar a situação de 2019. Segundo Sostizzo, o grupo vai trabalhar para aperfeiçoar a metodologia, discutir a retirada e inclusão de novos indicadores. Ele cita o exemplo dos índices utilizados para medir a saúde da população. “Atualmente mede-se o número de leitos, número de médicos, mas não se verifica se a população está saudável”, revelou.

Sobre a Rede Ver a Cidade

A Rede Ver a Cidade (Rede de Monitoramento Cidadão) é uma organização, independente e apartidária, criada com o objetivo de acompanhar, de forma técnica e imparcial, o desempenho da cidade em questões que impactam sua sustentabilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos. A Rede traz uma nova cultura de se olhar a cidade e identificar a situação de Florianópolis sob diversos aspectos.

A Rede fazia parte de um programa do Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Caixa Econômica Federal, mas estas entidades descontinuaram o Programa no final de 2018. Desde então ele é tocado por um grupo de entidades voluntariamente. Na composição da Comissão Executiva da Rede Ver a Cidade de Florianópolis estão a associação FloripAmanhã (Presidência), a Universidade Federal de Santa Catarina (Vice-Presidência Técnica) e a RIC TV Record (Vice-Presidência Administrativa). A Rede também possui Grupos Estratégicos: o GE de Monitoramento é coordenado pele FloripAmanhã em parceria com o Observatório Social de Florianópolis, GE de Inteligência pela UFSC, e Comunicação pela RIC TV Record.

RAPI 2019

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

1 Comentário

  1. […] que favorecem a saúde física e mental do cidadão. Nesse sentido, relatório recente da Rede Ver a Cidade (Rede de Monitoramento Cidadão), com base na análise de indicadores e pesquisa de opinião […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *