Governo do Estado vai avaliar compensação a frigoríficos após reunião com o setor sobre ICMS
13/09/2019
Exemplo
13/09/2019

Acreditamos que é o maior incêndio da história do Parque da Serra do Tabuleiro, diz coordenador

A estimativa na quarta-feira (11) era de que 1 mil hectare do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça, na Grande Florianópolis, foi atingido pelo incêndio que começou um dia antes. O número representa uma perda histórica para a maior unidade de conservação ambiental de Santa Catarina.

— Acreditamos que é o maior incêndio da história do Parque da Serra do Tabuleiro — afirmou o coordenador, Carlos Cassini, nesta quinta-feira (12). Em 2012, outro incidente de grandes proporções queimou 920 hectares da reserva.

Foram necessárias aproximadamente 48 horas de trabalho no combate às chamas, além dos focos remanescentes, até que os bombeiros conseguissem controlar o incêndio, na manhã desta quinta.

Apesar de os danos ambientais ainda estarem sendo contabilizados, Cassini afirma que as principais perdas foram as árvores e os animais, que estavam em fase de reprodução.

— Muitas árvores pequenas, que estavam crescendo para se tornarem parte da floresta, ficaram queimadas. Vai levar cinco anos pelo menos para ter árvores do mesmo tamanho das que foram perdidas — explicou.

De acordo com o geógrafo e coordenador do Centro de Visitante do Parque, Luiz Pimenta, o fogo atingiu uma grande área grande da vegetação litorânea, principalmente os banhados, onde ficavam as tiriricas e taboas.

(Confira matéria completa em NSC, 12/09/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *