Estudo da Udesc Esag mapeia ecossistema de inovação social de Florianópolis
14/08/2019
Falta de água na Grande Florianópolis deve ser resolvida em 15 dias, diz Casan
14/08/2019

Pesquisadores registram interação entre orcas e baleias-francas no Sul de SC

Pesquisadores catarinenses registraram, nesta segunda-feira (12), em Imbituba, no Sul do estado, quatro orcas próximas a três grupos de mães e filhotes de baleia-franca. Esta foi a primeira interação flagrada entre as espécies no litoral catarinense.

As orcas foram avistadas pelos pesquisadores do Instituto Australis na praia da Ribanceira. Esta foi a primeira vez que os animais foram encontrados dentro da APA da Baleia Franca na temporada reprodutiva de 2019. Há um mês, um grupo de orcas foi registrado em Florianópolis, na praia do Santinho.

As orcas se deslocaram sentido sul e foram novamente registradas pelos pesquisadores na Praia D’água, Praia da Vila e Praia de Itapirubá Norte, onde havia outros grupos de baleias- francas. No local, os pesquisadores registraram uma forte interação entre um par de mãe e filhote de baleias-franca com as orcas.

Os pesquisadores vão analisar novamente as imagens para entender os motivos das interações. Por enquanto, a hipótese é de que as orcas que apareceram no litoral catarinense são de um ecótipo que só se alimenta de peixes, e não de outras baleias e mamíferos marinhos.

“Este registro, inédito na região, é muito importante para saber que existem potenciais predadores no berçário brasileiro, o que pode ser uma pressão negativa para a recuperação da espécie. A conservação das baleias-franca depende não só das nossas ações de preservação do meio onde vivem, mas também de conhecer os ambientes em que elas ocorrem”, disse Eduardo Renault, Gerente de Pesquisa do Instituto Australis.

O monitoramento nas enseadas da APA da Baleia Franca e na praia Morro dos Conventos, em Araranguá, ocorre desde 1º de agosto, e se estende até o dia 30 de novembro. O pico de ocorrência da temporada reprodutiva das baleias-franca é em setembro, e até lá mais baleias devem chegar na região.

(G1SC, 13/08/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *