ACIFloripando: Ostra Xperience
26/08/2019
Boi de Mamão é declarado patrimônio cultural imaterial de Florianópolis
26/08/2019

O repúdio de Acif, CDL e Fórum de Turismo a Paulo Eli

Da Coluna de Moacir Pereira (NSC, 26/08/2019)

O governo Carlos Moisés da Silva (PSL) abriu uma nova crise política. Agora, as divergências envolvem o secretário da Fazenda, Paulo Eli, e os proprietários de bares e restaurantes do Estado. Na origem, declaração do secretário classificando empresários de sonegadores.

Depois dos protestos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC), três notas de repúdio contra o secretário foram emitidas no fim de semana. Uma da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital, outra do Fórum de Turismo e a Terceira da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif).

Os lojistas classificaram a manifestação de desrespeitosa e que “denota escandalosa imprecisão com dados para quem ocupa tão relevante cargo”. Criticam Paulo Eli pelo regime de substituição tributária, que definem como “armadilha que estrangula a produção e investimentos.”

Em outro trecho da nota, “a CDL de Florianópolis repudia suas afirmações e espera, no mínimo, uma retratação pública de quem deveria zelar pela correta e justa aplicação da política tributária estadual.”

Já o Fórum de Turismo da Grande Florianópolis, falando por 20 entidades, afirma que o secretário atuou de “forma leviana”. Depois de assinalar que o setor produtivo “não é formado por irresponsáveis”, prossegue: “Esmagados por uma carga tributária que representa um terço do PIB – e que só faz crescer para manter em funcionamento a gigantesca máquina pública – milhares de empreendedores trabalham dia e noite e chegam ao fim do mês com ganhos inexpressivos, na maior parte das vezes suficientes apenas para pagar um modesto salário para eles próprios.”

A Acif diz que as declarações do secretário Paulo Eli “são dignas de repúdio”. E critica a retirada dos incentivos, dizendo que vai onerar toda a população”.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *