Grande Florianópolis tem a situação de disponibilidade de água mais crítica no Estado
28/08/2019
Secretaria quer ampliar arenas de esporte na Beira-Mar Norte, em Florianópolis
28/08/2019

Medições da qualidade da água da Beira-Mar Norte começam a ser semanais

Da Coluna de Ânderson Silva (NSC, 28/08/2019)

Depois do pedido da prefeitura de Florianópolis, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) decidiu mudar a periodicidade da medição da qualidade da água na Beira-Mar Norte. Desde o começo deste ano está em funcionamento o sistema que promete despoluir a região, mas os testes de balneabilidade mensais ainda apontavam para variações na qualidade da água. Por isso a prefeitura pediu que as medições fossem semanais, como ocorre durante a temporada de verão.

O IMA, então, passou a divulgar nos últimos dias os resultados por semana. Mesmo assim, a água da Beira-Mar Norte continua considerada imprópria para banho. A mudança de cenário somente ocorre quando em cinco testes seguidos, quatro deles dão resultado abaixo de 800 no nível de coliformes fecais.

Neste mês de agosto, dos três testes feitos até esta terça-feira (27), dois deram acima do limite: um 9 mil e outro cinco mil. O mais recente, de 20 de agosto, apontou para 500. Caso os resultados apontem mais três resultados positivos na sequência, o local pode ser considerado próprio para banho. Desde 21 de março, quando o sistema foi inaugurado, o IMA fez 22 testes na água da Beira-Mar Norte. Apenas cinco deles deram índice menor do que os 800 considerados ideais.

A Casan afirma que, “mais do que evoluir, a empresa responsável pela instalação e operação do projeto até consolidação, está revendo alguns pontos para dar estabilidade às medições”. A empresa considera que as oscilações ainda estão altas. mas diz que “ficou claro após as ultimas avaliações é que a URA está funcionando, pois já permite – mesmo que em algum momento – deixar o ponto da praia balneável”.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *