Audiência pública debate criação de política para a pesca, nesta quinta
01/08/2019
Pesquisa de balneabilidade aponta 76,4% dos pontos próprios para banho em SC
01/08/2019

Florianópolis realiza encontro de Bois de Mamão

A capital do catarinenses transforma-se no centro das manifestações folclóricas com o Encontro de Bois de Mamão de Florianópolis – Vou botar meu boi na rua, nos dias 01, 02 e 03 de agosto promovido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). Contando com a participação de 17 grupos, 11 adultos e 06 infantis reunindo uma média de 300 brincantes no Largo da Catedral.

O evento visa divulgar as brincadeiras de boi de mamão que ocorrem no calendário cultural do município de Florianópolis, mostrando os diversos grupos que mantém essa tradição. O objetivo principal desse encontro de bois é o fortalecimento dessa manifestação cultural que faz parte do patrimônio cultural imaterial de Florianópolis, que vem se perpetuando de geração em geração, além disso o evento servirá para convidar os professores a trazerem os seus alunos para participarem das apresentações.

O convite se estende também aos pais, as crianças e avós para terem a oportunidade de juntos assistirem essa brincadeira tão representativa, que acontece em nossas comunidades.

O Folguedo do boi de mamão é uma das manifestações culturais mais significativas da cultura popular do estado de Santa Catarina. Presente em todo o litoral, e em Florianópolis considerado o maior número de grupos desta brincadeira com seu principal personagem, como o próprio nome indica, é o Boi de Mamão. Abordando o tema épico da morte e ressurreição do boi, a brincadeira traz ao público vários personagens simbólicos como o vaqueiro, o cavalinho, a cabra, o urubu, o cachorro, o macaco, o urso branco e preto, a bernunça, a Maricota entre outros. A cantoria alegre contagia e envolve a todos embalando a cena por meio de versos alusivos às figuras do folguedo e as dramatizações da brincadeira.

Além das apresentações artísticas o encontro contará com uma Roda de Conversa – “Conversa pra boi não dormir” com a participação de estudiosos e mestres da cultura popular com Cláudio Andrade, Sérgio Ferreira, Nei Batista, Nereu do Valle Pereira, Nado Gonçalves e JB Costa, às 14 horas do dia 01 de agosto na Casa da Memória,no Centro.

Serão três dias de apresentações com atividades que se iniciam durante a manhã até à noite, onde as pessoas poderão ver a encenação deste folguedo popular tão marcante em nossa cidade.

(PMF, 31/07/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *