FIESC lança pesquisa sobre licenciamento ambiental em SC
07/08/2019
Comunidade do Monte Serrat, em Florianópolis, ganha novo espaço de lazer e cultura
07/08/2019

Área histórica de Florianópolis cedida pela CASAN é transformada em praça

Uma área nobre cedida pela CASAN abriga a partir desta quarta-feira, quando será entregue à população, um projeto comunitário para a população do Monte Serrat – o Morro da Caixa d’Água, na região Central de Florianópolis. O espaço de convívio foi estruturado em uma parceria entre Prefeitura Municipal, Floram, Instituto Vilson Groh e WOA Empreendimentos.

A praça nasce onde em maio de 1910 foi inaugurado o primeiro reservatório de água de Florianópolis, denominado desde então como R Zero (R0). O historiador Átila Alcides Ramos registrou em seus livros a importância daquele reservatório para a história do abastecimento de água do Estado, na época governado por Gustavo Richard.

O terreno de 7.023 metros quadrados, herdado pela CASAN, foi cedido à Prefeitura em 31 de outubro de 2013 para “uso gratuito como área de lazer e convivência”. O reservatório continua até hoje em operação, abastecendo parte dos bairros Centro, Saco dos Limões e Agronômica.

A área tombada pelo patrimônio histórico foi preservada, tendo o parque estruturado com brinquedos, academia ao ar livre, bica da carioca, pista para caminhada e espaço para realização de feiras e outras atividades.

O projeto se iniciou em 2017, reunindo lideranças e realizando pesquisas de campo e oficinas com as crianças e adolescentes para definição das prioridades para o local. A revitalização do Morro da Caixa integra o Programa Adote uma Praça, viabilizado através da Lei de Adoção de Espaços Públicos e que conta com o aval e estimulo de entidades como a FloripAmanhã.

Serviço:

O que: Inauguração da Praça Monte Serrat
Quando: quarta-feira (07/08), às 10h.

(Casan, 06/08/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *