Prefeitura de Florianópolis lança programa de aceleração para MEIs
30/08/2019
Reitor da UFSC apresenta à comunidade acadêmica medidas para contenção de gastos
30/08/2019

Ações contribuem para queda no número da população de rua

De acordo com registros da Secretaria de Assistência Social, Florianópolis conseguiu diminuir em mais de 50% o número de pessoas morando na rua nos últimos três anos. Em 2016, eram 937 registrados na Prefeitura da Capital contra 459 atualmente. A diminuição, de acordo com o município, se deve a três fatores: os esforços das equipes de abordagem e sensibilização, serviços ofertados e benefícios eventuais oferecidos, que incentivam a superação desta população em vulnerabilidade.

A abordagem social possui trabalho planejado de aproximação, escuta qualificada, construção de vínculos e de confiança junto às pessoas em situação de rua ou risco social. A ação tem cronogramas diários conforme a necessidade de cada local. O atendimento acompanha e promove acesso à rede de proteção social do município. São ofertados serviços, alternativas e uma conversa que muitas vezes muda a vida de pessoas todos os dias em nossa cidade.

Só as passagens concedidas pelo Município para que estas pessoas voltem para sua cidade de origem já diminuem diariamente o número de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em 2017, o número de passagens para retorno à cidade de origem foi de 230. Em 2018, 510 pessoas em situação de rua utilizaram esse auxílio. De janeiro a agosto deste ano já foram concedidas 505 passagens, 223 para famílias e indivíduos que poderiam ficar em situação de rua caso não fossem ofertadas passagens e 282 para pessoas em situação de rua.

“As passagens concedidas e as abordagens diárias mudam todos os dias o cenário de Florianópolis. É preciso ainda salientar que muitas destas pessoas não aceitam nossa ajuda, algumas são dependentes químicas ou não querem se submeter a regras dos abrigos, porém nós continuaremos a trabalhar para todos os dias alterar esta realidade”, acrescenta a secretária de assistência social do Município Maria Cláudia Goulart da Silva.

A Prefeitura oferece vagas em sete abrigos: no Projeto Passarela da Cidadania, Abrigo Jardim Atlântico, Albergue Noturno Manoel Galdino, Serviço de Acolhimento para Pessoa em Situação de Rua, Casa de Passagem para Pessoa em Situação de Rua, Serviço de Acolhimento para Pessoa em Situação de Rua e Casa de Passagem para Mulheres Vítimas de Violência e em situação de Rua.

Além dos serviços ofertados pela Prefeitura, a população também tem papel muito importante para alterar o cenário de pessoas em situação de Rua em Florianópolis. Não dar esmolas é uma forma muito eficiente de ajuda. A esmola dificulta o trabalho da equipe e sustenta a situação de miséria em que estas pessoas se encontram. A rua não é uma morada digna, portanto a equipe está preparada para agir nestes casos, ajudando, orientando e acolhendo os indivíduos para que possam começar uma nova história.

“Esmolas por si só não retira as pessoas da situação de vulnerabilidade social, pelo contrário, tende a desestimulá-las a buscar novos ideais de vida. O município de Florianópolis dispõe de equipamentos para atendimento à população de rua, para os quais devem ser encaminhadas”, comenta o Promotor de Justiça Daniel Paladino.

Daniel é integrante da força tarefa DOA, Defesa, Orientação e Apoio. A força tarefa é composta por representantes do poder Público Municipal, Ministério Público, forças de segurança como a Guarda Municipal e entidades representativas da sociedade Civil. O DOA também atua em conjunto com a COMCAP para fazer a limpeza de locais onde as pessoas em situação de rua muitas vezes acumulam lixo. Mais de 300 ações junto à população foram realizadas desde sua criação em 2017.

O caminho certo para ajudar uma pessoa em situação de rua é entrar em contato com uma das equipes de sensibilização. Caso uma pessoa seja encontrada em situação de vulnerabilidade, a equipe ou um dos grupos de abordagem podem ser acionados pelo telefone (48) 3223.8566, das 8h às 20h, também aos fins de semana. Quem desejar conhecer todo o suporte que a administração Municipal disponibiliza para pessoas em situação de rua pode acessar a cartilha social com todas as informações por meio do link: bit.ly/CartilhaSocial

(PMF, 29/08/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *