Licitação para centro cultural do continente não tem empresas interessadas
04/07/2019
Lançada Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem
04/07/2019

Berço de uma série de startups bem sucedidas na área de software – e com um ecossistema que conta também com rede de investidores locais, aceleradoras, incubadoras e programas de desenvolvimento – Santa Catarina passa a ter, a partir de setembro, a primeira aceleradora focada em novas empresas de hardware. A HARDS Factory é uma iniciativa da Darwin Startups, uma das primeiras aceleradoras do ambiente de inovação catarinense , e busca negócios em estágio inicial que atuem com foco em mercados como indústria 4.0, energia, cidades inteligentes, Internet das Coisas (IoT), saúde, comércio exterior, agronegócios e logística. As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de agosto, exclusivamente pelo sitewww.hards.com.br e a primeira turma começa em setembro.

A HARDS divulgou a criação de um veículo de investimento de R$ 10 milhões para essa operação – os recursos ainda estão sendo captados pela aceleradora. Na fase de pré-aceleração, o programa é equity free, ou seja, não exige participação na sociedade em troca de investimento. Após este primeiro filtro, na etapa de aceleração, os empreendedores selecionados terão à disposição uma equipe de mentores especializados e podem receber aportes financeiros – o limite é de R$ 300 mil por até 20% de participação no capital social.

Os benefícios vão desde suporte a captação de recursos via editais de fomento e incentivos fiscais, até acesso a laboratórios de prototipagem e a uma infraestrutura completa para fabricação de lotes pilotos, tudo isso no mesmo prédio“, destaca Marcos Buson, diretor da HARDS e também responsável pela área de Novos Negócios na Darwin Startups, aceleradora eleita a melhor do país em 2018 pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups). A sede será no Instituto da Indústria, localizado no Sapiens Parque, na região norte de Florianópolis.

O desenvolvimento da Darwin Startups, que iniciou em 2015 a partir de uma equipe da Fundação CERTI e da gestora de venture capital Cventures, será um modelo para a nova aceleradora de empresas de hardware. “O modelo Multi-Corporate Venture com diversos players protagonistas em seus segmentos tornou o Darwin referência nacional. Nosso investimento é baseado na conexão e impulsionado em grandes corporações que fazem parte do grupo de investidores, que são a Neoway, Grupo J. Safra, RTM, TransUnion e B3″, destaca Marcos Mueller, CEO e fundador da Darwin.

HISTÓRICO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE HARDWARE EM FLORIANÓPOLIS

Apesar dessa vocação para as empresas de software, o polo de tecnologia da capital catarinense tem um histórico no desenvolvimento de hardwares graças ao trabalho desenvolvido há décadas pela Fundação CERTI, incubadoras como o Celta e alguns laboratórios da Universidade Federal de Santa Catarina.

“Por muitos anos na CERTI fomos capazes de desenvolver projetos para utilizar recursos de editais e benefícios fiscais que apoiam pesquisa e desenvolvimento especialmente de hardware. Temos convicção que podemos transportar essa experiência ao programa e auxiliar ainda mais os empreendedores a desenvolver e escalar seus produtos”, lembra José Eduardo Fiates, diretor da FIESC e Superintendente da CERTI, que desenvolve pesquisas, produtos e serviços baseados em hardware com parceiros como Embraer, Samsung, Philips, Petrobras entre outros.

A Fundação é uma das parceiras da HARDS, junto com a Federação das indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a PRODUZA S/A, especializada em montagem de placas eletrônicas em pequenas e grandes séries. “O ecossistema de Florianópolis, os incentivos já disponíveis em âmbito municipal, no estado e no país, além da experiência em fabricação de placas de circuito classe mundial, tornam a capital catarinense o cenário propício para estimular startups de hardware”, salienta Carlos Fadul, CEO da Produza.

(SCInova, 04/07/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *