Inscrições do Prêmio IMA de Educação Ambiental encerram em 30 dias
07/06/2019
Floripa tem primeiro cinema totalmente abastecido por energia solar do Sul do Brasil
07/06/2019

Operação de transferência de carga da Ponte Hercílio Luz é concluída em Florianópolis

A operação de transferência de carga da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, iniciado na segunda-feira (3), foi finalizada na madrugada desta quinta (6). Agora, 80% do peso da ponte, cerca de 1,7 mil tonelada, voltou a ser sustentado pela própria estrutura pênsil, informou o governo do estado. O tráfego no local deve reabrir em 30 de dezembro deste ano.

Conforme o governo, a equipe conseguiu adiantar o trabalho, que inicialmente era previsto para quatro etapas, tendo sido concluído em três noites. A atividade se encerrou por volta das 2h30.

Ao longo de mais de um ano, a restauração incluiu a substituição dos 28 cabos pendurais e 360 barras de olhal que mantêm a ponte elevada. Desde 2017, quando foi feita a primeira transferência de carga, a ponte foi elevada em cerca de 1,80 metro e o peso ficou apoiado sobre as estruturas provisórias.

A próxima etapa da obra é a desmontagem da estrutura provisória superior, voltando à configuração original da ponte. Essa etapa vai permitir avançar na colocação do piso da pista do vão central e dar continuidade à construção das passarelas de pedestres e ciclistas.

A última etapa de transferência de carga dos 20% que seguem sustentados pela estrutura provisória está prevista para setembro, quando a obra deverá entrar na fase final.

História

A Ponte Hercílio Luz, cartão-postal da capital catarinense, completou 93 anos em maio. Tombado como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico, o monumento está totalmente interditado desde 1991.

A estrutura foi liberada para o trânsito em maio de 1926. A estrutura tem 821 metros, formada pelos viadutos de acesso do Continente, com 222,5 metros, e da Ilha, com 259 metros, e pelo vão central pênsil com extensão de 339,5 metros.

A altura das torres principais é de 74,21 metros e a altura do vão pênsil em relação ao nível de maré média é de 30,86 metros. A estrutura de aço tem peso aproximado de 5 mil toneladas.

(G1SC, 06/06/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *