Carta “Caos da Mobilidade Urbana” é assinada no Mobilidade Floripa 2019
13/05/2019
Projeto Social muda a realidade de crianças do Morro do Mocotó, em Florianópolis
14/05/2019
Assembléia geral da Rede Ver a Cidade

A Rede Ver a Cidade Floripa vai propor à Prefeitura de Florianópolis que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) faça a capacitação de técnicos de carreira de diversas secretarias municipais para o trabalho de monitoramento e qualificação de indicadores. A proposta foi um dos encaminhamentos da Assembleia Geral Ordinária da Rede, realizada na quinta-feira (09/05).

“O objetivo é criar uma cultura de trabalhar indicadores e para que esses indicadores sejam de maior qualidade e melhores trabalhados”, comenta a presidente da Associação FloripAmanhã, Anita Pires, que coordena os trabalhos da Rede Ver a Cidade.

A Assembléia reelegeu para mais dois anos a atual Comissão Executiva da Rede: Associação FloripAmanhã (Presidência), Universidade Federal de Santa Catarina (Vice-Presidência Técnica) e RIC TV Record (Vice-Presidência Administrativa). Também foram aprovadas a prestação de contas e de ações.

A Rede também discutiu a apresentação dos indicadores 2018, que será realizada em breve com o apoio da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert). Com a presença dos técnicos que construíram os indicadores e do grupo de inteligência da UFSC e da Associação FloripAmanhã, os números serão apresentados a todos os veículos de comunicação para divulgar o trabalho da Rede e traçar estratégias conjuntas para socializar as informações do Relatório Anual de Progresso de Indicadores de Florianópolis (RAPI) 2018 e criar uma agenda positiva. “Depois vamos discutir com a prefeitura os três indicadores que tiveram pior desempenho e de que forma a sociedade organizada pode contribuir para melhorar esses indicadores, numa ação público privada”, explica Anita.

Outra ação definida na assembleia é a realização de um seminário coordenado pela UFSC com diversos grupos de pesquisas de outras instituições de ensino local. De acordo com Anita Pires, o objetivo é formar um grupo de inteligência para análise dos indicadores e melhoria da qualidade desses indicadores. “As universidades ficarão à disposição da rede para trabalhar de forma conjunta. Isto é um enorme avanço para nós”, comemora.

A Rede Ver a Cidade fazia parte do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES), do Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Caixa Econômica Federal, que extinguiram o programa no final de 2018. As seis cidades que faziam parte da Rede decidiram juntas continuar o trabalho, sem o apoio das instituições. “A metodologia mostrou ser interessante, mas vamos adaptar a metodologia à realidade de cada cidade. Consideramos a metodologia do BID muito engessada e precisamos fazer coisas mais flexíveis na busca de objetivos claros. A metodologia também precisa ser adequada e inovada de acordo com nossos tempos”, complementa Anita.

Saiba mais sobre a Rede Ver a Cidade

A Rede Ver a Cidade (Rede de Monitoramento Cidadão de Florianópolis) é uma organização independente e apartidária, criada com o objetivo de acompanhar, de forma técnica e imparcial, o desempenho da cidade em questões que impactam sua sustentabilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos. Composta por representantes da sociedade civil, setor produtivo, academia e mídia, a Rede também realiza pesquisas e estudos, dissemina informações e análises, e desenvolve iniciativas com diferentes setores da sociedade, por meio de projetos e estímulo à ação política responsável, que promovem a sustentabilidade da cidade.
Na composição da Comissão Executiva da Rede Ver a Cidade de Florianópolis estão a associação FloripAmanhã (Presidência), a Universidade Federal de Santa Catarina (Vice-Presidência Técnica) e a RIC TV Record (Vice-Presidência Administrativa). A Rede também possui Grupos Estratégicos: o GE de Monitoramento é coordenado pelo Observatório Social de Florianópolis, o de Competitividade, pela FIESC, GE de Inteligência pela UFSC, e Comunicação pela RIC TV Record.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

2 Comentários

  1. […] trabalho de monitoramento e qualificação de indicadores. A proposta foi um dos encaminhamentos da Assembleia Geral Ordinária da Rede, realizada no início do mês de […]

  2. […] do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), bem como indicadores locais, definidos pela Rede Ver a Cidade Florianópolis, aglutinados por 32 subtemas, 12 temas e 3 dimensões econômica, ambiental e urbana. Na […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *