Justiça torna mais rígidas as regras para observação de baleias em Santa Catarina
06/05/2019
Voluntários retiram lixo marinho na Reserva do Arvoredo
06/05/2019

Projeto de emissário submarino volta a provocar polêmica em Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 05/05/2019)

Proposta controversa entre os moradores do Sul da Ilha, a construção de um emissário submarino no Campeche será discutida em audiência pública convocada pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de SC) para o próximo dia 20.

A reunião servirá para apresentação do RIMA (Relatório de Impacto Ambiental). Apreensiva com o projeto, rejeitado há alguns anos depois de forte pressão popular, a comunidade tenta retomar a mobilização. Amanhã será realizada uma reunião de emergência do conselho municipal de saneamento com o objetivo de discutir o assunto.

“É uma imprudência discutir novamente a proposta do emissário aqui no Campeche”, disse o presidente da Amocam (Associação de Moradores do Campeche), Alencar Deck Vigano. Ele lembra que há alguns anos a região já refutou essa ideia e questiona o prazo para discussão. “Se a população decidiu por reuso, por exemplo, por quê estamos discutindo emissário?”, provocou o líder comunitário.

O sistema visa ampliar a rede de esgotamento sanitário da região por meio da implantação de uma tubulação subterrânea com cerca de 5 mil metros. “É neste momento que os moradores e demais setores envolvidos podem dialogar e sanar as dúvidas sobre os projetos. Também é uma fase essencial para o licenciamento, pois é por meio deste encontro que o órgão ambiental conhece a realidade local e as percepções sobre a instalação do empreendimento”, destaca o presidente do IMA (Instituto do Meio Ambiente de SC), Valdez Rodrigues Venâncio.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *