MP cria força-tarefa para solucionar ocupações irregulares em Florianópolis
17/05/2019
Semana do Meio Ambiente da UFSC, com atividades sobre sustentabilidade, ocorre de 3 a 8 de junho
20/05/2019
Florianópolis participa de encontro de gastronomia na China

A convite do governo da Província de Jiangsu, dois representantes de Florianópolis participaram da segunda edição da China (Huai’an) International Food Expo, evento gastronômico que aconteceu de 9 a 12 de maio na cidade de Huai’an.

“O objetivo principal foi realizar um intercâmbio com Florianópolis em relação à nossa experiência prévia com o programa Cidade Criativa Unesco”, diz o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da prefeitura de Florianópolis, Marcus Rocha, que participou do evento ao lado do presidente da Associação Catarinense dos Produtores de Cachaça e Aguardente de Qualidade, Leandro Batista de Melo Silveira,.

“Tivemos a oportunidade de mostrar Florianópolis para o mundo e trazer conhecimento de outros lugares, mais desenvolvidos economicamente para cá”, diz Rocha.A interação ocorreu não só para os governantes de Huai’an, mas também com representantes de pelo menos outras 10 cidades do Japão, Tailândia, Europa e América .

Das experiências que conheceram, Rocha cita como exemplo o trabalho realizado na cidade de Östersund, na Suécia, de desenvolvimento da Aquacultura para o consumo sustentável de peixes. Para ele a, maricultura de Florianópolis precisa estar listada como ação do Programa Cidade Criativa. “O mesmo deve acontecer com a pesca artesanal da tainha, e o Reóleo porque são ações sustentáveis relacionadas à cadeia produtiva da Gastronomia com impacto direto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e estão fora do programa Cidade Criativa em Florianópolis e deveriam estar dentro desse guarda-chuva”, salienta.

Além da China (Huai’an) International Food Expo, Rocha e Silveira participaram do da abertura de uma competição de chefs locais promovido pela Faculdade de Gastronomia e Farmácia da província de Jiangsu, que atende a 10 mil alunos. Eles também acompanharam o International Summit de Cidades Criativas da Gastronomia das cidades da região da Província de Jiangsu, que fazem parte das margens do grande canal, que conecta a capital Pequim à região.

Por fim, os representantes de Florianópolis também estiveram  no evento que debateu a candidatura de Huai’an para ser Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia. Foram feitas ainda visitas a projetos importantes na economia criativa promovidas na cidade chinesa, além de uma reunião com Brian Goldstein, representante da  New York State Small Business Development Center (SBDC – Centro de Desenvolvimento de Pequenas Empresas do Estado de Nova York), de Nova York e que faz um trabalho equivalente ao que faz o Sebrae no Brasil.

Sobre o China (Huai’an) International Food Expo

O evento teve 465 expositores, 10.000 participantes técnicos (convidados, compradores e especialistas) e uma média de 150.000 visitantes. Durante a abertura do evento foram assinados contratos de fornecimento de alimentos e tecnologia alimentar de empresas da província de Jiangsu no total de CNY 11,8 bilhões (cerca de 1,8 bilhões de dólares), domésticos e internacionais (com a Comunidade Européia e a SBDC-NY).

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *