Epagri testa cultivo de ostras para produção de carne desconchada
22/01/2019
IMA lança novo site
22/01/2019

Neste verão, reduza o seu consumo de energia elétrica

A UFSC, desde 2016, desenvolve a campanha “Reduzir o Consumo é Transformar o Mundo”, por meio do Programa UFSC Sustentável. A campanha tem por objetivo fomentar a economia de recursos como energia, água, copos plásticos, materiais de expediente, entre outros.

Um dos principais eixos da campanha é a redução no consumo de energia elétrica, tendo em vista os significativos custos ambientais e econômicos ligados à energia. A Universidade gasta anualmente cerca de 18 milhões com energia elétrica e consome 31.205.492 KwH, equivalente a uma cidade de aproximadamente 40.000 habitantes. De acordo com o seu Plano de Logística Sustentável (PLS), o consumo de energia deve ser reduzido em 5% por m² construído.

Uma das principais formas de atingir essa meta é através da redução do desperdício, que segundo pesquisas, representa 40% do consumo de prédios públicos.

Confira, abaixo algumas dicas que devem ser colocadas em prática por todos:

O consumo excessivo de energia é ruim …

… para o meio ambiente! A produção de energia é custosa para o meio ambiente. Mesmo as fontes renováveis, implicam em impactos ambientais e gasto de recursos. Para o funcionamento das hidrelétricas, por exemplo, é necessário o alagamento de áreas de grande dimensão, desiquilibrando o ecossistema, prejudicando a fauna e a flora, além de ocupar áreas que poderiam ser produtivas. Além disso, na época de poucas chuvas, há um aumento de energia oriunda de termelétricas, o que aumenta o custo ambiental pela emissão de poluente para a atmosfera. Infelizmente, embora em crescimento a energia proveniente das fontes renováveis ainda não corresponde a uma grande parcela da matriz energética brasileira.

Na UFSC são consumidos, em média, por mês 31 milhões de kWh o que corresponde ao consumo anual de 14 mil residências, o que equivale a uma cidade de 40 mil habitantes.

… para o bolso! Em 2015, com a alta de 49,03% da energia elétrica, a conta de luz tornou-se muito mais cara. A UFSC gastou em 2015 R$18.631.261,06 reais com energia elétrica, um aumento de 47% com relação ao ano anterior. Isso corresponde a uma média de R$ 1.552.605,08 reais por mês! Somos nós, cidadãos, que pagamos essa conta.

… para a população! O consumo desenfreado de energia elétrica excessivo de energia elétrica pode levar a situações de crise no abastecimento.

Atitude! Estudos mostram que 40% da energia consumida advêm de desperdício. Combater o desperdício é utilizar a energia de forma inteligente, maximizando a eficiência. Não significa perder conforto, qualidade de vida ou segurança. Modificar pequenos hábitos pode fazer muita diferença! Ajude o meio ambiente, reduza os gastos da UFSC, seja cidadão.

(Ufsc, 17/01/2019)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *