Projeto Limpeza dos Mares acontece neste sábado (01/12), na Barra da Lagoa em Florianópolis
30/11/2018
Pesquisadores da UFSC se mobilizam pela preservação da Serra do Tabuleiro
30/11/2018

Maratona Cultural neste fim de semana terá mais de 100 atividades gratuitas em Floripa

Já está tudo pronto para mais um final de semana repleto de arte e entretenimento na capital catarinense. Um dos eventos mais importantes do nosso calendário cultural, Maratona Cultural de Florianópolis, retorna em sua sexta edição neste sábado, 1, e domingo, 2, em diversos endereços e com entrada gratuita.

A programação contempla quatro áreas: música, teatro, dança e artes visuais, totalizando nada menos que 113 apresentações/sessões, distribuídas em 36 endereços da cidade ao longo dos dois dias de evento. Destaque especial para o teatro de rua e para a circuito de galerias. Em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis será montada uma arena de teatro com apresentações tanto no sábado (01/12) como também no domingo (02/12). Os espetáculos “Julia”, do Cirquinho do Revirado, e “Para Contar Estrelas”, do grupo Cirandela, ambos de Criciúma, se apresentam no local. Ao todo, 18 espetáculos teatrais integram a programação desta 6ª Maratona Cultural de Florianópolis. A Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, Floripa Shopping, Passeio Primavera, Casa de Teatro Armação e Teatro da Ubro são alguns dos endereços que recebem estes espetáculos.

Quando o assunto é música, um dos destaques é o palco montado na Escadaria do Rosário, que recebe os principais shows previstos na programação. No sábado (01), a partir das 18h30, as mulheres comandam a programação com as bandas Cores de Aidê, DJ Catarina e Banda Mulamba (Curitiba). Já no domingo (02), o reggae será o ritmo predominante com os shows de Rinoceronte Negro, O Mundo Analógico, Congah e Dazaranha. Aliás, os manezinhos do Daza seguem à risca o histórico de estarem presentes em todas as edições do evento.

A diversidade de ritmos é outro ponto de destaque da programação musical. Em homenagem ao Dia Nacional do Samba, comemorado neste dia 01, uma grande roda de samba promete atrair grande público no Canto do Noel (R. Tiradentes, 186 – Centro), a partir das 14h. Já para quem é adepto do rock e metal, a Célula Showcase (Rodovia João Paulo, 75 – Saco Grande) será o endereço ideal. A programação por lá inicia às 23h com a estreia da banda “No One Spoke”, seguido pelo DJ Jean Mafra e pela banda Saint Pradier. A classificação é 18 anos e a entrada, claro, é gratuita.

Para esta edição, a produção do evento aposta em múltiplas linguagens artísticas para atrair um público eclético e de diferentes idades, utilizando-se dos equipamentos urbanos já existentes na cidade. “Pensamos em uma programação que garanta o acesso à cultura e ao entretenimento, e sobretudo fazendo com que a população tenha contato com o que é produzido em nosso Estado, ocupando espaços públicos e resgatando em cada um a vontade de viver culturalmente a cidade”, destaca Paula Borges, Presidente do Instituto Maratona Cultural.

A programação ainda contempla aula de meditação no Palácio Cruz e Sousa (sábado, às 9h), encontro de desenhistas urbanos_USK Floripa, e grafite ao vivo na Escadaria da Rua Osmar Cunha com a Nereu Ramos.

Para as crianças

Não vai faltar opção de cultura e entretenimento para as crianças. A Maratoninha Cultural será um espaço exclusivo para elas com atividades como  dois dias do evento, das 10h às 19h. O espaço montado no Largo da Catedral terá biblioteca, cinema, contação de histórias e espetáculos teatrais. Na Lagoa da Conceição, uma das atrações é o passeio de barco com contação de história que  terá duas sessões no sábado (01), às 15h30 e às 16h30, com saída do trapiche da Cooperbarco.

A programação completa da Maratona Cultural de Florianópolis pode ser conferida no site www.maratonacultural.com.  Lembrando que a programação é integralmente gratuita (com exceção dos eventos listado no “Circuito Off”). Nos locais fechados e que possuem indicação de lotação, os ingressos serão distribuídos 01 (uma) hora antes do início das apresentações.

A Maratona Cultural de Florianópolis é viabilizada por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural do Floripa Shopping, Floripa Airport, Dot Digital Group, Involves Tecnologia, Corporate Park e Kairós Cervejaria. A realização é do Instituto Maratona Cultural.

Locais que recebem a Maratona Cultural de Florianópolis (por bairros):

CENTRO

– Escadaria do Rosário (R. Mal. Guilherme, 60)

– Largo da Catedral (R. Padre Miguelinho, 321)
– Palácio Cruz e Sousa (R. Ten. Silveira, 60)
– Mercado Público (R. Jerônimo Coelho, 60)

– Casa Vermelha Centro Cultural (R. Conselheiro Mafra, 590)

– Praça XV (Praça XV de Novembro, S/N)

– Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti (Praça XV de Novembro, 180)

– Casa do Teatro Armação (Praça Quinze de Novembro, 344)

– Fundação Cultural BADESC (R. Visc. de Ouro Preto, 216,)

– Espaço Cultural BRDE (Av. Hercílio Luz, 617)

– Museu da Marinha – (Rua Antônio (Nico) Luz, 260)

– Teatro da UBRO (R. Pedro Soares, 15)

– Museu da Escola Catarinense/MESC (Rua Saldanha Marinho, 196)

– Tralharia (R. Nunes Machado, 104)

– Taliesyn Rock Bar (R. Victor Meirelles, 112)

– Canto do Noel (R. Tiradentes, 186)

– Espaço Cultural do Terminal Rita Maria (Av. Paulo Fontes, 1101)

– Mercado Tiradentes (R. Tiradentes)

– A Galleria (Rua Tiradentes, 153)

Trindade / Agronômica/Itacorubi

– Coletivo NACASA (R. José Francisco Dias Areias, 359/ Trindade)

– CIC – Centro Integrado de Cultura (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica)

– CEART/UDESC (Av. Me. Benvenuta, 1907 Itacorubi)

– Jardim Botânico de Florianópolis (Ação d’O Sítio) (Rod. Admar Gonzaga, 742-782 – Itacorubi)

Lagoa da Conceição

– O Sítio (R. Francisca Luísa Viêira, 53)

– Casa das Máquinas (R. Henrique Veras do Nascimento, 82)

– Cooperbarcos

João Paulo / SC-401 / Sambaqui / Santo Antônio de Lisboa / Jurerê

– Célula Showcase (Rodovia João Paulo, 75 – Saco Grande)

– Floripa Shopping (SC-401, 3116)

– Passeio Primavera (SC-401, km 4, 4150)

– Paradigma Cine Arte – Corporate Park (SC-401, 8600 – 2 – Santo Antônio de Lisboa)

– Espaço Cultural Armazém – COLETIVO ELZA – (Rua Gilson da Costa Xavier, 1384 – Sambaqui)

– Nau Catarineta – Rua Cônego Serpa, n. 30, Santo Antônio de Lisboa
– Stage Music Park – Rodovia Mauricio Sirotsky Sobrinho, 1050

 SERVIÇO

·  O quê: 6ª Maratona Cultural de Florianópolis

·  Quando: 1º e 2 de dezembro

·  Horários e locais: diversos pela cidade, confira a lista completa de atrações, endereços e horários no site: www.maratonacultural.com

·  Ingresso: gratuito

(De olho na ilha, 30/11/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *