Restrição de estacionamento à noite na Capital será levado também aos bairros
05/10/2018
Simpósio sobre mudanças climáticas aborda mobilidade urbana e Direito Ambiental
08/10/2018

Restaurante de Florianópolis quer ser primeiro “lixo zero” do país

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, /05/10/2018)

Com DNA 100% sustentável, que começou com delivery de saladas no pote, um restaurante de Florianópolis está em busca da certificação formal que lhe garanta o título de primeiro restaurante lixo zero do país. O dossiê que detalha suas práticas, que embasa o processo, já foi enviado ao Instituto Lixo Zero Brasil. Aberto desde agosto do ano passado no bairro Santa Mônica, o Origem Natural evita, ao máximo, usar plástico e as embalagens têm que ser retornáveis ou compostáveis.

Além disso, segundo uma das sócias, a engenheira ambiental Alexandra Lemos, o cardápio é sazonal, com produtos da estação e, de preferência, orgânicos. Mas tem mais: não entra leite e glúten, só 9% dos rejeitos vão para aterros, os talheres são feitos de bagaço de cana-de-açúcar e a cada prato vendido R$ 1,00 é doado para projetos sociais. “O processo foi natural, não tínhamos como fazer de outro jeito”, diz Alexandra, que tem como sócios a geógrafa Joana Wosgrau Câmara e o publicitário Arthur Ferreira dos Santos.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *