Projeto de Marina na Beira-Mar Norte é aprovado por ampla maioria na Câmara
25/09/2018
O crescimento do mercado de alimentação saudável
26/09/2018

Professor da Udesc integra órgão de pesquisa de renome global

O professor Mauricio Gustavo Coelho Emerenciano, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna, está atuando na Organização de Ciência e Pesquisa Industrial da Commonwealth (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation/CSIRO), um dos dez maiores órgãos de pesquisa do mundo.

Atualmente, o professor está coordenando um projeto no Vietnã, que pretende implementar novas técnicas para aumentar a produtividade no cultivo de camarões marinhos em ambientes controlados (estufas).

Outro foco dos pesquisadores é aumentar a biossegurança dos cultivos e diminuir o uso de água e terras. “O objetivo é ter maiores produções em menores espaços, sempre com respeito ao meio ambiente”, explica o docente.

O primeiro ciclo do projeto, concluído este mês, produziu mais de 25 toneladas de camarões marinhos. Mais de 15 técnicos participam da pesquisa, que utiliza equipamentos de última geração para gerenciar a alimentação e o monitoramento da qualidade da água.

“Em menos de dez anos, o Vietnã se tornou um gigante na produção mundial de camarões. Mas, devido à problemas ambientais, pressão por parte de órgãos certificadores e, principalmente, ao surgimento de diversas doenças, surgiu a necessidade de cultivos mais controlados e sustentáveis, focando mercados mais exigentes e obtendo melhores preços do produto”, complementa o pesquisador.

(Floripa News, 25/09/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *