Prefeito de Florianópolis garante direito das famílias em ocupação, mas com respeito à lei
29/06/2018
Inovação pede espaços verdes
02/07/2018

Transporte marítimo não tem data para funcionar em Florianópolis

O transporte marítimo de Florianópolis ainda não tem data para ser implantado, mesmo após os testes bem-sucedidos realizados este ano. O mais recente foi em março, quando um catamarã percorreu em apenas 12 minutos o trecho entre o Centro de Florianópolis e o bairro Ponta de Baixo, em São José, em um dia de chuva e vento. Em mais sete minutos, chegou à Barra do Aririú, em Palhoça.

Com capacidade para 180 passageiros sentados, a embarcação demonstrou ser uma opção viável e de grande utilidade para a 31 de Florianópolis. Entretanto, o sistema aguarda aprovação da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), do IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina) e da Capitania dos Portos para começar a operar.

O projeto do transporte marítimo de Florianópolis está a cargo do Deter (Departamento de Transportes e Terminais), que desde 2014 tenta obter as licenças para transformá-lo em realidade. No momento, o documento está em análise na Antaq e mesmo após o parecer da agência, ainda serão necessárias as autorizações do IMA e da Capitania dos Portos, o que não tem prazo para acontecer.

De acordo com o diretor de Transportes do Deter, Amarildo Souza, “todos já sabem da importância de um novo modal para o transporte coletivo na Capital, por isso trabalhamos incessantemente para tirar esse projeto do papel”, afirma.

Quando o transporte marítimo for autorizado, a empresa que realizou os testes em março, será a primeira o operar porque já possui as licenças necessárias. “Depois, um processo de licitação deverá ser aberto, com prazo mais extenso, para ampliar o serviço e permitir à empresa vencedora investir e ter retorno a longo prazo”, explica o diretor.

(Confira matéria completa em ND, 31/07/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *