Deinfra apresenta novo edital ao TCE para reformas das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo
25/07/2018
Prefeitura de Florianópolis prepara edital sobre Wi-fi em locais públicos
26/07/2018

Compra de 600 mil copos plásticos pela Comcap causa polêmica em Florianópolis

Da Coluna de Fabio Gadotti (ND, 23/07/2018)

Autarquia responsável pela gestão dos resíduos produzidos em Florianópolis, a Comcap publicou na última terça-feira o resultado de licitação para a compra de 600 mil copos plásticos, ao preço de R$ 28,8 mil. O mesmo processo também autoriza a aquisição de 25 mil copinhos de café, por R$ 700,00. A decisão acontece em meio a uma campanha nacional pela diminuição do uso de plástico. A Câmara de Florianópolis também discute um projeto de lei que pretende banir o uso de canudinhos plásticos em estabelecimentos como bares e restaurantes.

Por meio de nota, a direção da Comcap informou que “como se trata de registro de preço, as quantidades são adquiridas conforme a necessidade que é de praticamente, um copo por empregado/dia” e que “não há exagero nisso”. A autarquia, que tem 1,7 mil funcionários, afirmou também que vai publicar em breve novo edital de compra e que “desde já compromete-se a analisar uma possível substituição que atenda à necessidade de ser mais sustentável do ponto de vista ambiental, mas igualmente responsável do ponto de vista das condições de segurança e higiene do trabalho”.

Em 2010, a Comcap fez uma tentativa de substituir os copos plásticos no dia-a-dia. Cada empregado recebeu uma caneca de alumínio mas, segundo a autarquia, “a solução foi de difícil adaptação à alta movimentação do trabalho”. Segundo a justificativa oficial, “os auxiliares operacionais e garis circulam muito, com equipamentos de trabalho o que limita um pouco a possiblidade de carregarem consigo garrafas ou copos de materiais mais duráveis”.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *