Programa do MPF-SC reúne ciclistas para ‘Pedal Humanitário’ no sábado, em Florianópolis
08/06/2018
Contingenciamento de recurso atrasa licitação da 3ª faixa da Via Expressa em Florianópolis
08/06/2018

Tainhômetro monitora em tempo real e reúne dados sobre a pesca da tainha em SC

O monitoramento da pesca da tainha em Santa Catarina pode ser acompanhado por uma inovação que integra um banco de dados com informações sobre as capturas, local e data do que é pescado no estado. É a segunda versão do “Tainhômetro”, que tem como objetivo colaborar para políticas que mantenham a sustentabilidade dessa atividade, declarada patrimônio imaterial do estado.

Até a manhã desta quinta-feira (7) o painel digital que está disponível na internet registrou mais de 178 mil quilos do peixe já desembarcadas no litoral catarinense nesta temporada. A cota fixada para esta safra é de 3.417 toneladas.

A iniciativa tem o apoio de entidades de diversas entidades de pescadores catarinenses e tem o objetivo de buscar soluções para a categoria. A primeira versão do “Tainhômetro” foi ao ar em 2017 e contava com dados cadastrados voluntariamente pelos pescadores.

A plataforma atual traz, além de um contador das toneladas capturadas, informações sobre gestão, legislação, fotos, notícias, estudos científicos e abre espaço para denúncias de pesca ilegal.

A proposta foi elaborada pela Oceana no Brasil em parceria com a Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca, Ministério do Meio Ambiente, Associação de Pescadores Profissionais Artesanais de Emalhe Costeiro de Santa Catarina (Appaesc), Sindicato dos Armadores e da Indústria da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), Secretaria de Pesca e Aquicultura de Laguna e o Conselho da Pastoral dos Pescadores (CPP).

(G1SC, 07/06/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *