Florianópolis tem ato em homenagem a Marielle Franco, vereadora assassinada no RJ
16/03/2018
Reabertura do ano acadêmico do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina
16/03/2018

Obras de despoluição da Beira-Mar Norte têm início em Florianópolis, diz Casan

Foram iniciadas nesta quinta-feira (15) as obras de despoluição da Beira-mar Norte, em Florianópolis, anunciou a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). O valor total de investimento para a despoluição de 3,5 km é de R$ 24,5 milhões. A promessa é que até o final de 2018 o sistema esteja funcionando, para que a orla esteja balneável no verão de 2019.

No centro de tratamento do bolsão da Casan, às 9h, foi anunciado o início dos trabalhos. Em dezembro, a Casan informou que ia assinar a ordem de serviço em janeiro. “Nós temos a convicção absoluta que essa obra vamos iniciar em janeiro e vamos deixar concluída em outubro”, disse o presidente da Casan, Valter Gallina, em 27 de dezembro.

O edital foi lançado em outubro e os vencedores divulgados em dezembro. O consórcio que foi escolhido para as obras é formado pelas empresas Fast – Indústria e Comércio, de Capinzal, e a Construtora Fonseca e Oliveira Ltda (CFO), de Florianópolis. A área de despoluição é da ponte Hercílio Luz e a Ponta do Coral.

A orla é considerada poluída há cerca de 50 anos, segundo a Casan, que diz que atualmente a área imprópria está em uma faixa de 200 metros da orla. Depois disso, a corrente marítima trata de dissipar os coliformes fecais.

A obra
A Casan informou que poluição da baía é emitida pelas galerias de água da chuva. A ideia do projeto é captar todos os efluentes da rede de drenagem, tratar em uma nova estação e reenviá-lo ao mar sem poluição.

Os 22 canais que levam água da chuva até o mar devem ser desviados para uma estação de tratamento, chamada de Unidade Complementar de Recuperação Ambiental (URA), junto à Estação Elevatória da Casan.

O equipamento terá capacidade de tratar água da rede pluvial e o esgoto clandestino, em até 150 litros por segundo. Ao todo, 13 milhões de litros por dia.

(G1SC, 15/03/2018)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *