Clipping

Químico Catarinense e Pioneiro em Plasma Frio no Brasil vence na categoria melhor Startup do prêmio nacional Kurt Politzer 2017 em São Paulo




A ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) realizou na sexta-feira, dia 08 de dezembro, a cerimônia de entrega aos vencedores do Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia / 2017.O evento aconteceu no 22º Encontro Anual da Indústria Química que contou com a presença do Exmo Sr. Presidente da República, Michel Temer.

O Prêmio, que obteve um recorde de inscrições pelo segundo ano consecutivo, teve um total de 68 projetos inscritos em três categorias.A entrega dos prêmios aconteceu na 22ª edição do ENAIQ – Encontro Anual da Indústria Química, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, na capital paulista.

O Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia tem como objetivo estimular a pesquisa e a inovação na área química no país, reconhecendo projetos inovadores e propostas que tragam benefícios para a sociedade.

Na categoria Empresa Nascente de Base Tecnológica (Startup), o prêmio foi concedido à WIER Tecnologia Plasma e Ozônio, empresa catarinense. O troféu foi entregue ao coordenador do trabalho, o químico , fundador e CEO da empresa, Dr. Bruno Mena Cadorin, que apresentou o trabalho : “Inovadora Tecnologia Verde para o real tratamento de efluentes “.

Bruno é CEO da WIER e desde muito jovem pensava em criar algo que salvasse o meio ambiente da poluição que presenciou em rios de sua cidade natal. Nunca esqueceu o sonho e trabalhou na ideia de criar um produto que pudesse contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta.

Quando cursava a faculdade de Química envolveu-se no desenvolvimento da Tecnologia de Plasam e Ozônio, ainda pouco explorados no Brasil, em que percebeu que tratava-se de uma promissora tecnologia com enormes potenciais de negócio e de contribuição para o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, população e indústria.

O Dr. Bruno Mena Cadorin explica que, ao longo dos anos vários produtos e processos sofreram transformações para melhor, assim como ocorreu para telefones e automóveis, por exemplo. Entretanto, o conceito de tratamento de efluentes permanecia o mesmo há décadas no Brasil.

Trata-se de um processo desatualizado com grandes custos e com grande consumo de produtos químicos e formação de lodo, em que o problema não deixa de existir, pois é apenas transferido da fase líquida para a fase sólida, o que é diferente da nossa tecnologia. Entregamos redução de custos, atendimentos às leis e possibilidade de reuso de água, a qual é o nosso bem mais precioso.

“Problemas de atendimento a parâmetros ambientais (DBO, DQO, cor, turbidez, carga orgânica, entre outros), de ampliação produtiva com consequente aumento da produção de efluentes, dificuldade de atender normas internacionais e altos custos com tratamento, podem ser resolvidos com a utilização de nossas máquinas nacionais desenvolvidas com Tecnologia de Plasma Frio.

É um produto compacto e possibilita inserção em uma linha de produção e numa indústria pode reduzir custos de 60 a 80%,além de que toda água pode reutilizada”.

Após receber o prêmio, Bruno, agradeceu, ” estou muito feliz em receber esse reconhecido prêmio nacional da Abiquim. Demonstra que a WIER está no caminho e contribuindo para um mundo mais sustentável, além de gerar empregos e contribuir para a economia do nosso país. A água é o nosso bem mais precioso e é escasso. Precisamos cuidar dela!”.

(DC, 17/11/2016)



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.