UFSC e Rede Cedes realizam Seminário de Políticas Públicas de Esporte e Lazer
18/08/2017
Agenda de 21 até 27 de agosto de 2017
18/08/2017

Passageiros do transporte coletivo em Florianópolis poderão acompanhar trajeto de ônibus em tempo real

A partir de segunda-feira, 21, os passageiros do transporte coletivo municipal de Florianópolis poderão conferir em tempo real a localização de um determinado ônibus e a previsão de sua chegada ao destino. O lançamento do aplicativo Floripanoponto, que permitirá essas e outras funções, coincide com a inauguração do Centro de Controle Operacional, que trabalhará de forma integrada a segurança nos ônibus e terminais da cidade.

O edifício recém-construído no bairro Capoeiras conta com uma central de monitoramento das câmeras de seguranças instaladas nos terminais e nos ônibus, que permitirá ao Consórcio Fênix e à Guarda Municipal gerir melhor o transporte público e garantir menor tempo de reação a eventuais problemas de segurança. Dos 535 ônibus da frota (452 convencionais e 83 executivos), quase metade já conta com câmeras de segurança.

— A Central de Controle e o aplicativo vão aumentar o conforto e a segurança dos passageiros. Agora, além de acompanhar em tempo real o trajeto dos ônibus, poderemos identificar qualquer possibilidade de assaltos, assédios e até mesmo atentados — afirma o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Marcelo Roberto da Silva.

No primeiro mês de funcionamento, o aplicativo Floripanoponto estará habilitado apenas nos ônibus executivos, os famosos “amarelinhos”. De acordo com o secretário de Transporte, este será um período de testes do sistema GPS instalado nos ônibus para, depois, colocar o aplicativo em funcionamento para todas as linhas da cidade.

— Nos trajetos, temos áreas de sombreamento (quando não há sinal de internet), como em alguns pontos na Barra da Lagoa, e áreas de sobrecarga (muitos usuários de internet), como na região da UFSC. Vamos fazer todos os testes nas linhas executivas e, em seguida, qualquer capacitação de antena que se mostrar necessária. Tudo isso para que quando o aplicativo entrar nas linhas convencionais tenhamos uma efetividade bem grande — disse Marcelo Roberto da Silva.

Os passageiros poderão ter o aplicativo na palma da mão, baixando na Google Store (sistema Android) ou na Apple Store (sistema iOS). Com ele, será possível simular o tempo de deslocamento entre dois pontos, ver em quanto tempo um determinado ônibus chegará ao ponto ou procurar qual a linha ideal para se deslocar de um lugar a outro.

(DC, 17/08/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *