Choro e artesanato movimentaram o fim de semana
31/07/2017
Integração do transporte público da Grande Florianópolis não inclui sistema da Capital
31/07/2017

Engenho de farinha no Norte da Ilha, em Florianópolis, resiste ao tempo

Em meio a casas modernosas, asfalto, tráfego intenso e até uma ou outra família com chaleira e cuia de chimarrão na varanda, persiste, no bairro de Ponta das Canas, um engenho que produz farinha de mandioca nos moldes das antigas fabriquetas do interior da Ilha de Santa Catarina.

Se na tração os bois foram substituídos por motores elétricos, o processo de produção segue a cartilha dos velhos nativos que cultivavam aipim, milho, feijão e cana nas encostas dos morros. Pouco mudou nas práticas de descascar a mandioca, moer, cevar, secar e prensar a massa, peneirar a farinha e cozinhá-la antes da etapa final, que consiste em ensacá-la para a venda. Localizado numa servidão junto à estrada que leva à praia Brava, no Norte da Ilha, o engenho de Domingos Norberto Coelho, 71 anos, está ali há cerca de três décadas e resultou do desmonte de um equipamento similar desativado na redondeza.

Hoje a colheita e o beneficiamento da mandioca se esgotam no mês de julho, rendendo em torno de 25 sacos de 45 quilos cada um. “Vendo tudo para as pessoas que vêm aqui procurar a farinha”, diz Domingos, que nem sempre consegue atender a todas as encomendas. Aposentado como pescador e vigia, ele não depende propriamente do engenho para sobreviver, mas não pensa em largar uma atividade que exercita desde a infância.

(Leia na íntegra em Notícias do Dia, 29/07/2017)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *