Parque da Lagoa do Peri terá consulta pública
28/10/2016
Setor imobiliário aposta em reversão na data para pagamento do IPTU em Florianópolis
28/10/2016

Rio do Brás extravasa e provoca mau cheiro na Praia de Canasvieiras

O Rio do Brás, na Praia de Canasvieiras, em Florianópolis, extravasou na quarta-feira (26) em direção ao mar e o mau cheiro tomou conta da região. A força do rio rompeu a barreira de areia em virtude do período chuvoso. Proprietários de embarcações de turismo foram obrigados a evitar que rio mudasse o curso e invadisse o trapiche novamente, como aconteceu no começo de setembro. O curso de água é poluído em virtude de várias ligações irregulares e pelo extravasamento da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da Casan.

Em janeiro, o curso de água ganhou notoriedade quando a poluição tomou conta do badalado balneário turístico. A Casan lacrou o extravasor por determinação do Ministério Público Federal. “Um filete de água atravessou a barreira de areia e avançou em direção ao mar. O rio estava muito sujo e o mau cheiro era insuportável, mas conseguimos evitar a mudança do curso em direção do trapiche. Deste jeito fica difícil trabalhar com turismo”, reclamou o proprietário de embarcação de turismo Dilson da Costa, 53, que tendo um problema de saúde depois de trabalhar na água contaminada.

O Ministério Público Federal tem uma ação em andamento para a recuperação do Rio do Brás. A Prefeitura de Florianópolis e a Casan precisam realizar algumas ações para a recuperação do curso de água. O morador de Canasvieiras e geógrafo José Luiz Sardá, que criou uma página na rede social – SOS Rio do Brás, lamentou a falta de cuidado dos órgãos públicos.

“Pouca coisa ou quase nada foi feito para resolver o problema de poluição no rio. Até quando teremos que suportar o mau cheiro e a poluição? Não queremos mais soluções paliativas e, sim, ações que tragam resultados imediatos. Precisamos de macrodrenagem, de microdrenagem, da dragagem, do desassoreamento e da revitalização da área”, cobrou o geógrafo.

Leia na íntegra em  Notícias do Dia Florianópolis, 27/10/2016.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *