Setur participa do projeto ‘Turismo em Diálogo’
17/08/2016
Conta de luz para consumidores residenciais terá redução de 2,62% em Santa Catarina
17/08/2016

SED e BRF firmam convênio para programa de educação alimentar nas escolas

A partir desta semana, 20 escolas da rede pública estadual da Grande Florianópolis começam a receber as primeiras ações do Programa Saber Alimenta, voltado à promoção de hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes. Na manhã desta terça-feira (16), representantes da Secretaria de Estado da Educação (SED) e da empresa BRF S.A. estiveram no Instituto Estadual de Educação, em Florianópolis, para a assinatura do termo de cooperação necessário para a iniciativa.

O programa prevê a capacitação de professores das unidades escolares para que estes incorporem à grade curricular ministrada aos alunos informações referentes às boas práticas ligadas à alimentação. Entre elas, como escolher e manusear os alimentos, forma de utilização dos instrumentos de cozinha e processos de cocção.

O conteúdo pedagógico segue a linha de educação alimentar do “Kitchen Garden Project”, desenvolvida pelo chefe de cozinha britânico, Jamie Olivier, nas escolas do Reino Unido, mas com adaptações para a realidade brasileira. A ideia é utilizar os alimentos mais acessíveis no Brasil, em receitas de baixa complexidade, que não necessitam o uso do fogão e nem de instrumentos potencialmente perigosos para os alunos. “Queremos criar oportunidades para que os alunos se tornem protagonistas de hábitos alimentares mais saudáveis e que levem os conhecimentos recebidos também para suas famílias”, destacou a coordenadora de Marketing da BRF, Michelle Peñeiro.

Para o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, a iniciativa vem ao encontro dos objetivos da SED. “Trabalhamos para promover a alimentação saudável e este programa vem complementar o curso de formação em educação alimentar e nutricional já oferecido às escolas da rede. Após a avaliação dos resultados obtidos com o piloto, o programa poderá ser estendido para todas as 1.080 escolas até 2018.”

Em Santa Catarina, cerca de 600 alunos do ensino fundamental (com idade entre 6 e 10 anos) devem participar do programa, que também engloba uma  unidade de ensino privada de São Paulo.

Escolas participantes em Santa Catarina:

1 – EEB América Dutra Machado – Florianópolis

2 – EEB Dom Jaime de Barros Câmara – Florianópolis

3 – EEB Gel. José Vieira da Rosa – Florianópolis

4 – EEB Getúlio Vargas – Florianópolis

5 – EEB Jornalista Jairo Callado – Florianópolis

6 – EEB José Boiteux – Florianópolis

7 – EEF Júlio da Costa Neves – Florianópolis

8 – EEB Pero Vaz de Caminha – Florianópolis

9 – EEF Baldicero Filomeno – Florianópolis

10 – IEE* / EDA – Escola de Aplicação – Florianópolis

11 – EEB Prof. Laércio Caldeira de Andrada – São José

12 – EEB Francisco Tolentino – São José

13 – EEB Aldo Câmara da Silva – São José

14 – EEB Prof. Maria do Carmo Lopes – São José

15 – EEB Prof. José Brasilicio – Biguaçu

16 – EEB Prof. Alexandre Sérgio Godinho – Biguaçu

17 – EEB Prof. Benonivio João Martins – Palhoça

18 – EEF Venceslau Bueno – Palhoça

19 – EEB Vicente Silveira – Palhoça

20 – EEB Profa. Zulma Becker – Santo Amaro da Imperatriz

(Agência ALESC , 16/08/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *