As prioridades para Florianópolis?
08/08/2016
Programa Florianópolis Cidade UNESCO da Gastronomia tem novos parceiros estratégicos
08/08/2016

Florianópolis é a primeira cidade brasileira na Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO – Gastronomia

A Rede de Cidades Criativas foi criada em 2004 para promover a cooperação entre localidades que fazem da inovação um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável.

Doze anos após o lançamento da rede, as mais de 100 cidades que integram o grupo trabalham juntas por um objetivo: colocar a criatividade e as indústrias culturais a serviço do desenvolvimento local e cooperar ativamente no cenário internacional.

A FloripAmanhã teve a iniciativa de lançar a candidatura de Florianópolis para membro da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO na categoria gastronomia em 2011. Até dezembro de 2014, quando a organização internacional reconheceu a capital catarinense como “Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia”, a Associação e outros parceiros do setor privado, público e terceiro setor trabalharam para obter esta chancela das Nações Unidas visando o desenvolvimento da capital catarinense através da economia criativa relacionada com a gastronomia e o turismo.

Atualmente o Grupo Gestor do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia é formado por 11 organizações e coordenado pela FloripAmanhã. Dentre as atividades já realizadas pelo Programa nestes quase dois anos de atuação está o Seminário Identidade Cultural da Gastronomia de Santa Catarina, em julho de 2015, através do Projeto Saberes e Sabores de Santa Catarina, cujo o objetivo foi debater os principais conceitos e valores relacionados com a gastronomia regional e gerar massa crítica para a criação coletiva de utensílios relacionados com a culinária local na Oficina Criativa Design + Gastronomia + Artesanato. Com a participação de 75 designers, artesãos e profissionais da gastronomia locais e de diferentes países, foi criada uma coleção de utensílios para valorizar a apresentação dos pratos típicos de Florianópolis e outras regiões de Santa Catarina. O resultado desta oficina você pode conferir aqui.

Os pratos que representam a Culinária da Terra, a Culinária do Litoral e a Culinária Contemporânea de Florianópolis foram escolhidos através da pesquisa “Saberes e Sabores de Santa Catarina”, e os resultados do estudo foram divulgados com a presença dos chefs que responderam ao questionário e dos membros do Grupo Gestor do Programa, em junho de 2015.

Intercâmbio internacional

A troca de experiência entre as cidades que fazer parte da Rede Mundial de Cidades Criativas é uma das premissas da Unesco. Representantes de Florianópolis disseminaram a gastronomia em três continentes, divulgando os projetos e ações do Programa, os costumes e a cultura gastronômica de Florianópolis, além de aprender com outros membros da Rede Mundial em eventos realizados no Japão, Espanha, França, Líbano, Colômbia, Istambul, Turquia, Rússia, China, além de participar da maior feira de alimentação do Brasil.

Grupo Gestor

O Grupo Gestor do Programa — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — conta com a participação da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), CDL Florianópolis, CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), Faculdades Estácio/ASSESC, Fecomércio – SC, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Minha Floripa, SANTUR, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis) e UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina).

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta também com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, ABRASEL, SENAC, Propague e British and American.

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).

Acompanhe as novidades do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *