Fatma emite 22 notificações em ação de fiscalização
27/04/2016
Começa a implantação da cobertura do vão central do Mercado Público
27/04/2016

Pescadores preparam redes para safra da tainha em Florianópolis

Eles remendam as redes, contam os dias e acompanham o vento. De olho no mar, os pescadores de Florianópolis se preparam para a safra da tainha, que começa oficialmente no domingo, dia 1 de maio, para a pesca artesanal, e no dia 15 de maio para a pesca industrial. A liberação da pesca vai até 30 de junho. Em 2015, foram capturadas mais de 1.420 toneladas do peixe.

A previsão para este ano é que sejam apanhadas pelo menos 1.800 toneladas de tainha. Para marcar a abertura da safra, uma corrida de canoas a remo será realizada neste sábado, às 10h30, com largada da ponte Hercílio Luz e chegada no trapiche da avenida Beira-Mar Norte. O evento é promovido pela Prefeitura da Capital e Fepesc (Federação de Pescadores do Estado de Santa Catarina).

Com previsões otimistas para a safra deste ano, Manoel Floriano, 50 anos, e sua equipe esperam pelo dia 15 de maio com mais de 900 metros de redes prontos para ganhar o mar.

Nesta terça-feira (26), enquanto reparava as malhas específicas para a pesca de corvinas, ele acompanhava a entrada da frente fria no Estado. “Precisamos vento sul e água correndo para o Norte para pegar tainha. Parece que esse ano teremos essas condições bem favoráveis”, apostou o pescador da Barra da Lagoa, Leste da Ilha. Floriano reclamou ainda do calor que se estendeu até a última segunda-feira e prejudicou a pesca da corvina. “Nesses últimos 60 dias tivemos somente prejuízos. Fez muito calor”, lamentou.

A previsão de frio, a pouca chuva que caiu até agora no Estado e a pesca ruim de outras espécies são para o presidente da Fepesc, Ivo da Silva, os indicativos ideais para uma safra boa. “No ano passado esperávamos 1.600 toneladas, conseguimos um pouco menos, mas foram números bem expressivos”, disse.

Otimista, Ivo espera que a pesca da tainha seja boa este ano. A Barra da Lagoa abriga o maior porto artesanal de pesca de Santa Catarina. Além deste ponto, os locais onde mais são capturadas tainhas são Pântano do Sul, Ponta das Canas e Ingleses.

No próximo domingo estará oficialmente aberta a pesca de arrasto na praia com ajuda de embarcações não motorizadas. No dia 15, será a vez das embarcações maiores tomarem o mar em busca do peixe mais apreciado na Capital. “Casseio, emalhas e anilhas estarão liberadas na segunda quinzena de maio”, destacou Ivo da Silva.

No dia 13 de maio, o pescador Zaíde Nunes, 63 anos, embarcará os mais de 1.500 metros de rede. As malhas foram estendidas nesta terça nos gramados da Barra da Lagoa para receber os últimos reparos. “Quem nos ajuda é o vento sul, esse que chegou de mansinho nesta terça-feira”, apontou.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 26/04/2016

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *