Pesca e maricultura terão capacitação
22/02/2016
Florianópolis terá novo sistema de controle de tráfego
22/02/2016

Comunidade reivindica e praça da Lagoa passará por nova reformulação

Reformada no segundo semestre do ano passado, a praça Bento Silvério será reformulada novamente. Pelo menos é o que esperam moradores e comerciantes da Lagoa da Conceição, que elencaram a obra como um dos temas da reunião com o prefeito César Souza Junior na semana passada. O novo projeto será elaborado por técnicos do Departamento de Praças e Arborização Pública da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente).

“Já foram três projetos desde 2014, mas nenhum deles foi concluído. Até agora, só tivemos dinheiro jogado fora”, desabafa o funcionário público Alésio dos Santos Passos, 65, que resume o sentimento coletivo de moradores tradicionais do bairro diante da falta de estrutura da praça Bento Silvério, sede da antiga freguesia.

Sem bancos ou equipamentos de lazer, as únicas sombras da praça remetem a duas árvores mantidas no meio da enorme quadra de concreto, pés de jambolão e eucalipto. São espécies invasoras que trazem mais transtornos do que benefícios à praça e que, de acordo com resolução do Consema/SC (Conselho Estadual do Meio Ambiente em santa Catarina), devem ser dizimadas das florestas e áreas públicas do Estado. “Só fazem sujeira”, emenda Passos, um dos fundadores da Amola (Associação dos Moradores da Lagoa), que defende o plantio de espécies nativas, preferencialmente as frutíferas. “Crianças e adultos precisam de conforto, a praça precisa atrair as pessoas de bem da comunidade, precisa ser local de convívio e de manifestações culturais”, diz.

A praça da Lagoa faz parte do Centro Cultural Bento Silvério. Inaugurado em 1912, são duas edificações – a antiga estação rádio-telegráfica e a casa de máquinas, que funcionaram até 1914. Com arquitetura, típica do período pós-revolução industrial, é o único exemplar deste tipo na Ilha.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 19/02/2016

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *