Projeto Limpeza dos Mares recolhe lixo no canal da Barra da Lagoa
30/11/2015
“A solução é planejar e investir”, diz presidente da Casan
30/11/2015

Plano de mobilidade para a Grande Florianópolis é apresentado em audiência pública

O Plamus (Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis) foi oficialmente apresentado para a população em audiência pública nesta sexta-feira (27). O principal ponto é o incentivo ao transporte coletivo como alternativa para melhorar o trânsito na região. Entre as sugestões ganhou destaque a implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit).

A proposta é implantar o BRT na Grande Florianópolis para melhorar a mobilidade na ligação entre Ilha e Continente. “A nossa prioridade é a implantação do BRT, com corredores exclusivos para ônibus modernos e confortáveis, o que faremos por meio de parceria público privada. Estamos estudando o modelo a ser implantado e a proposta é de que até 2018 o primeiro trecho esteja funcionando”, disse o secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores.

Com o estudo, também foram sugeridas medidas de curto prazo para melhorar o tráfego entre a Ilha e o Continente, como licitação de serviço de guincho e integração dos órgãos de gestão de trânsito nos níveis federal, estadual e municipal para dar respostas rápidas a incidentes na região metropolitana.

Outra medida é melhorar a sinalização e eliminar os entrelaçamentos nas pontes. Já na Via Expressa, as sugestões de curto prazo são implantação de terceiras faixas, melhorias na geometria dos acessos e integração da operação com as pontes.

A Suderf (Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana) é a responsável por garantir que o modelo de gestão funcione de maneira integrada entre Estado e municípios.

O órgão foi criado no fim do ano passado para gerenciar os serviços de interesse comum na Região Metropolitana, em conjunto com os municípios, conforme as diretrizes definidas pelo recém aprovado Estatuto da Metrópole (Lei Federal 13.089/2015).

Foram dois anos de estudos, levantamentos, análises e proposições que resultaram em um trabalho pioneiro no Brasil. O conteúdo completo dos 19 relatórios, somando mais de 5.000 páginas, está disponibilizado para consulta a todos os interessados no site do BNDES.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 27/11/2015

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *