Apreensão e demolição no Norte da Ilha
23/09/2015
Governador anuncia novos investimentos no Sapiens Parque
23/09/2015

Santa Catarina mostra parques e reservas catarinenses em congresso em Curitiba

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) levou até o VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação imagens e informações dos 10 parques e reservas estaduais de Santa Catarina. Cerca de 800 pessoas por dia devem passar pelo estande da Fatma no evento que ocorre durante toda a semana em Curitiba.

Da Fundação, estão presentes 21 técnicos, que além de divulgar o trabalho de preservação das unidades catarinenses, também aproveitam para aprender com os palestrantes e trocar ideias com profissionais de órgãos ambientais de outros estados. “Mostramos nossas boas práticas e também queremos aprender e construir com aquilo que já está sendo feito. Podemos melhorar mais e preservar mais. É uma oportunidade valiosíssima para a Fatma”, explica o diretor de Ecossistemas da Fundação, Márcio Luiz Alves.

As imagens do estande chamaram a atenção da planejadora de destinos turísticos, Letícia Tonetto, que buscou mais informações sobre como as unidades do Estado são usadas para o Turismo. “Na minha empresa atuo em Tijucas e vim conhecer mais sobre as unidades que têm em Santa Catarina. Recebi informações sobre trilhas e fiquei muito curiosa, principalmente, sobre o Parque da Serra do Tabuleiro”, contou Letícia.

Desenvolvimento e preservação 

A Fatma também levou ao evento a experiência dos Corredores Ecológicos. Divididas em duas áreas, Chapecó e Timbó, os corredores compreendem juntos 10 mil quilômetros quadrados em 34 municípios. O objetivo do programa é unir preservação com desenvolvimento, dando aos agricultores proprietários da terra apoio técnico e ajuda de custo. “A administração de unidade de conservação é mais complicada que dos corredores, onde há menos obstáculos. Podemos aumentar a gestão ambiental na forma de corredores. A experiência catarinense tem sido procurada por técnicos de outros estados como uma alternativa às unidades”, informa a coordenadora do Subcomponente Gestão de Ecossistemas da Fatma, Shigueko Ishiy.

(Fatma, 22/09/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *