Cortes n’agronômica
17/09/2015
Fenaostra tem início com seminário técnico
18/09/2015

Prefeitura modifica projeto para estimular transporte público

Para estimular o uso do transporte público, a prefeitura de Florianópolis decidiu reformular parte do projeto do Anel Viário, que vai do bairro Pantanal até o Terminal de Integração do Centro (Ticen).

Na Avenida Beira-Mar Norte, no trecho II, as estações de embarque do modelo de BRT (Bus Rapid Transit), ou Transporte Rápido por Ônibus, serão alteradas das laterais para um canteiro central que irá integrar o acesso aos usuários. A execução do novo projeto deve ser feita pela Secretaria de Obras num prazo de seis meses.

As avaliações da equipe técnica, em conjunto com estudos realizados pelo Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Plamus), concluíram que um corredor central para as estações de embarque seria a melhor forma de priorizar o transporte público. Na Beira-Mar Norte, o corredor central seguirá até o Ticen e, futuramente, deve ser interligado ao corredor que será construído na ampliação da BR-282, na saída de Florianópolis.

O secretário-adjunto de Obras, Américo Pescador, explica que serão projetadas três pistas para os veículos e uma para ônibus em cada sentidos, além das marginais: três pistas do lado dos prédios e outras duas do lado do mar.

– O pedestre irá acessar o transporte público pelo canteiro central. Teremos todo um sistema de semáforo inteligente, onde tudo priorizará o acesso ao ônibus – explica.

TRABALHOS DEVEM COMEÇAR EM TRÊS MESES

A licitação deste trecho ainda está na fase de divulgação. A obra está orçada em R$ 36,6 milhões e a expectativa é começar os trabalhos em 90 dias.

A duplicação da Edu Vieira, prevista nesse primeiro pacote de obras no trecho I, depende ainda da cessão de 20 mil metros quadrados do terreno da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Segundo Pescador, a UFSC se manifestou favorável ao projeto, mas aguarda o parecer do departamento jurídico da instituição para a cessão oficial.

( DC, 17/09/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *